São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ Obras

Evolução Política do Brasil (1933) A história do Brasil, do período colonial ao final do Império, é analisada do ponto de vista do materialismo. A cadeia de acontecimentos históricos é reinterpretada com ferramentas marxistas.

URSS - Um Novo Mundo (1934) Defende a sociedade sem classes, baseando-se em sua experiência na então URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), que visitara em 1933.

Formação do Brasil Contemporâneo (1942) Capítulos dedicados a "Grande lavoura", "Mineração" etc. esmiúçam o modo de produção escravista e seus reflexos na sociedade brasileira do século 20.

História Econômica do Brasil (1945) Meio geográfico, infra-estrutura e produtos da economia brasileira até os anos 1930 aparecem em capítulos divididos cronologicamente.

O Mundo do Socialismo (1962)
Análise da experiência socialista em Estados como União Soviética e na China.

A Revolução Brasileira (1966)
Crítica tanto ao capitalismo quanto à esquerda brasileira que o combatia, rendeu ao historiador o prêmio de intelectual do ano pela União Brasileira de Escritores.

História e Desenvolvimento (1972) Tese, de 1968, para a cátedra de História do Brasil, na USP. O concurso não se completou e o autor foi aposentado pela ditadura.

A Questão Agrária no Brasil (1979) Ao buscar especificidades que distinguem a situação brasileira da européia, diverge da interpretação marxista tradicional do problema.

O que É Liberdade (1980)
O conceito de liberdade é analisado no contexto da disputa entre socialismo e capitalismo.

A Cidade de São Paulo (1983)
Defende como se desenvolveu a metrópole industrial em condições geográficas teoricamente desfavoráveis.


Os livros estão no catálogo da Brasiliense.


Texto Anterior: Historiador foi acusado de incitar luta armada
Próximo Texto: Da excrescência à modernidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.