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+ brasil 504 d.C.
Depoimentos do oficial da Marinha Ivo Corseuil, do serviço
de inteligência
do governo Goulart, lançam luz
sobre os bastidores
do golpe militar
1964 visto por um araponga
José Murilo de Carvalho
Todos sabemos o que significa SNI,
mas poucos se lembrarão da sigla
SFICI, Serviço Federal de Informações e Contra-Informações. O
SFICI foi criado em 1946 e era subordinado ao Conselho de Segurança Nacional. Em geral controlado por oficiais do
Exército, em 1964 estava pela primeira
vez sob a direção de um oficial da Marinha, o capitão-de-mar-e-guerra Ivo Corseuil, que fora levado para o CSN pelo
Ministro da Marinha, almirante Pedro
Paulo de Araújo Suzano. Suzano apoiara
o golpe preventivo de 1955, liderado pelo
general Lott para garantir a posse de JK
na Presidência.
O gesto lhe valeu a pecha de "canela-preta", com que ficou marcado na Marinha o grupo de oficiais que tinha apoiado Lott. Fora também favorável à posse
de João Goulart em 1961. O legalismo e o
reformismo renderam-lhe a nomeação
de ministro da Marinha em 1962, posto
que ocupou até 1963. Foi reformado
compulsoriamente depois do Ato Institucional nº 1 e teve os direitos políticos
cassados por dez anos.
Ligado a Suzano, Corseuil era também
um "canela-preta". No governo Goulart,
os "canelas-pretas" apoiavam as reformas e se opunham aos "udenistas" da
Marinha, grupo majoritário que combatia a herança de Vargas. Corseuil sobreviveu a Suzano no governo, permaneceu
na chefia do SFICI até o dia 1º de abril e
manteve acesso fácil ao presidente a
quem apreciava.
Escapou à punição, passando para a reserva como vice-almirante. Figura de segundo escalão no governo, seu nome
não aparece nas crônicas do período. Tinha, no entanto, a vantagem de ocupar
um posto privilegiado de observação, o
serviço de inteligência, encarregado de
coletar e passar ao presidente -ou ao
CSN- informações sobre as muitas agitações políticas de civis e militares.
Em 7 de dezembro de 1979, Corseuil
me deu uma entrevista descrevendo sua
experiência nos bastidores do regime.
Vários pontos da conversa merecem ser
divulgados. Seleciono alguns. O primeiro tem a ver com a situação do SFICI e a
capacidade do governo de se manter informado. O SFICI estava sem recursos.
No começo do governo Goulart, a CIA
oferecera dinheiro e equipamento ao
serviço, mas a oferta não foi aceita. O
próprio Corseuil recusou uma dessas
ofertas.
Carlos Lacerda e a CIA
Os americanos dirigiram-se então a Lacerda, que
aceitou de bom grado a ajuda. A conseqüência foi que Lacerda passou a estar
mais bem informado do que o governo
federal. No serviço de informações, explicou Corseuil, "a base de tudo é o dinheiro [...]. O Lacerda pagava o dobro a
meus informantes para serem informantes dele [...]. O serviço do Lacerda, com
isso, era dez vezes melhor do que o nosso". Mesmo os informantes que atuavam
dentro das Forças Armadas muitas vezes
não repassavam as informações. Dinheiro brasileiro para o serviço de informação não havia: "Brasileiro é muito valente, mas não dá dinheiro, não".
Mesmo as boas informações não serviam muito. Corseuil refere casos em que
assessores desaconselhavam fortemente
certas nomeações para comandos militares, que eram afinal efetivadas por razões próprias do presidente. O caso mais
notório foi o da indicação do general
Benjamin Galhardo para o comando do
3º Exército, em 1963. Goulart preferiu a
opinião do ministro da Guerra, Jair Dantas Ribeiro, contra o parecer unânime
dos oficiais do CSN.
A escolha "era a pior do mundo". Se tivesse nomeado o general Ladário, "o 3º
Exército não teria se revoltado". Ladário
foi, afinal, nomeado a 1º de abril, tarde
demais. Outros erros teriam sido a nomeação de Amaury Kruel para o comando do 2º Exército e do General Justino
Alves Bastos para o 4º Exército. Nenhum
dos dois seria confiável. Kruel encabeçara o Manifesto dos Coronéis, que forçara
a saída de Goulart do Ministério do Trabalho em 1954.
De erros como esses, segundo Corseuil, viria a fraqueza da sustentação militar de Goulart. O ponto alto do apoio
militar se teria verificado após o plebiscito, quando Suzano, na Marinha, Osvino,
no Exército, e Anísio Botellho, na Aeronáutica, lhe davam tranqüilidade. Depois desmanchou tudo. Não que existisse qualquer dispositivo militar. O general
Assis Brasil falava muito nesse dispositivo, mas na prática tratava-se apenas de
ter comandantes leais e competentes nos
lugares certos. A situação militar nos últimos dias do regime era quase patética,
na descrição de Corseuil. O ministro da
Guerra, Jair Dantas Ribeiro, estava hospitalizado, o chefe da Casa Militar, Assis
Brasil, era omisso devido a sérios problemas domésticos, o comandante do 1º
Exército, Morais Âncora, de 63 anos,
"não podia nem ficar de pé". O Exército
estava sem comando.
Quando, no dia 31 de março, o general
Mourão Filho veio "com aqueles gatos
pingados lá de Minas e não tinha nem
munição", não havia quem mandasse.
Cunha Melo, comandante das tropas enviadas do Rio para enfrentar os mineiros,
ligou de Três Rios pedindo ordens. Responderam-lhe que o presidente não queria derramamento de sangue. Morais
Âncora, então, conferenciou com Kruel
em Resende e "entregou a rapadura". A
falta de reação de Goulart deixou Corseuil perplexo: estavam querendo depô-lo e o presidente se preocupava com derramamento de sangue: "Então, pede demissão!". A guerra terminou à moda
brasileira, como jogo de xadrez: "Um
passa pra lá, outro pra cá".
A hesitação de Goulart se teria manifestado também em episódio da véspera
da revolta.
Os generais lhe mandaram proposta:
desse declaração contra o CGT [Comando Geral dos Trabalhadores] e a
indisciplina dos marinheiros que lhe
garantiriam o mandato. Alta madrugada, discutiam no quarto de Goulart
Tancredo Neves, Doutel de Andrade e
Assis Brasil. Tancredo recomendou a
aceitação em "discurso muito bonito".
Goulart tendia a aceitar quando Assis
Brasil argumentou que ele devia sua
posse aos sargentos e não podia abandoná-los. A proposta foi rejeitada.
O depoimento do chefe do SFICI traz
dados adicionais para o esclarecimento
de um ponto controverso da crise de
1964: qual era a verdadeira posição de
Goulart? Preparava um próprio golpe
continuísta, como acusavam os adversários? Queria apenas fazer as reformas
dentro da legalidade? Mas, admitindo
essas duas hipóteses, como explicar o
descuido com sua sustentação militar?
Como querer os fins sem querer os
meios? Com todos os problemas que tinha, o SFICI e os aliados alertavam o
presidente sobre as conseqüências potencialmente desastrosas de suas ações
e omissões em relação às Forças Armadas. Por que, então, no campo militar,
parecia facilitar o trabalho dos golpistas
da oposição?
"Todo mundo conspirava"
Segundo Corseuil, na época "todo mundo conspirava e todo mundo estava em
cima do muro". Mas o chefe do SFICI
não acreditava na conspiração de Goulart: "Ele não queria dar golpe nenhum.
Ele estava louco para sair dali. Ele queria era vender o gado dele". Essa hipótese também não explica o comportamento do presidente. Se queria dar o
fora, poderia ter feito compromissos ou
mesmo renunciado.
Outra explicação é mais ousada. Foi
sugerida por Antônio Callado [escritor] quando falou em suicídio incruento. Goulart estaria talvez pensando no
exemplo de Vargas, que sacrificara a vida para entrar na história. As informações do chefe do SFICI e de outros personagens da época sugerem um comportamento político de fato quase suicida. Nesse caso, no entanto, teria sido
um suicídio apenas político, faltando-lhe o ingrediente dramático da morte
física, que garantiu a Vargas o ingresso
na história.
O depoimento também reforça a opinião dos que julgam que o golpe de
1964 não foi uma necessidade histórica.
O desenlace deveu-se a ações, omissões
e erros de cálculo de agentes políticos
de todos os matizes, cujo grau de lucidez parecia reduzir-se à medida que
aumentava a radicalização política.
Mas a radicalização estava longe de
ser generalizada. Pesquisas de opinião
feitas pelo Ibope em março de 1964, às
vésperas do golpe, indicam que nas oito
principais capitais do país 64% dos eleitores se identificavam com os partidos
políticos tradicionais, 50% com o PTB,
PSD e UDN, números muito altos. O
candidato favorito para a eleição presidencial de 1965 era o moderado Juscelino Kubitschek, com 37% das preferências. Pesquisa de junho de 1963 indicava que 45% da população preferia solução de centro (Juscelino e Magalhães
Pinto), contra 23%, de direita (Lacerda
e Ademar de Barros) e 19%, de esquerda (Brizola e Arraes). Outras soluções,
além do golpe, eram possíveis.
José Murilo de Carvalho é professor titular do
departamento de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de "Cidadania no
Brasil" (Civilização Brasileira), entre outros. Escreve na seção "Brasil 504 d.C.", do Mais!.
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