São Paulo, domingo, 11 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Klein visou a "tirania da marca"

A jornalista canadense Naomi Klein é autora de um dos ataques mais virulentos e polêmicos já lançados contra o consumo no capitalismo avançado.
Seu alvo foi o "branding", que, segundo Klein, se cristalizou na campanha da fábrica de equipamentos esportivos americana Nike, que se projetou com o patrocínio ao jogador de basquete Michael Jordan, o principal na história da modalidade. Então veio a guinada: por que apenas associar-se a um produto de alto prestígio (Jordan) para agregar valor à marca, quando a própria marca pode tornar-se o próprio objeto a cobiçar e, logo, consumir?
Marxista, Klein foi criticada por não levar em conta o indivíduo -que pode lançar mão de seu arbítrio e recusar-se a ser enredado na estratégia do "branding". Ela rebateu afirmando que o alvo das campanhas são sobretudo crianças e jovens, com menor capacidade de discernimento. (MFP)


Texto Anterior: As 3 fases do consumo de massa
Próximo Texto: Morte a crédito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.