|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Klein visou a "tirania da marca"
A jornalista canadense Naomi Klein é autora de um dos
ataques mais virulentos e polêmicos já lançados contra o consumo no capitalismo avançado.
Seu alvo foi o "branding",
que, segundo Klein, se cristalizou na campanha da fábrica de
equipamentos esportivos americana Nike, que se projetou
com o patrocínio ao jogador de
basquete Michael Jordan, o
principal na história da modalidade. Então veio a guinada: por
que apenas associar-se a um
produto de alto prestígio (Jordan) para agregar valor à marca, quando a própria marca pode tornar-se o próprio objeto a
cobiçar e, logo, consumir?
Marxista, Klein foi criticada
por não levar em conta o indivíduo -que pode lançar mão de
seu arbítrio e recusar-se a ser
enredado na estratégia do
"branding". Ela rebateu afirmando que o alvo das campanhas são sobretudo crianças e
jovens, com menor capacidade
de discernimento.
(MFP)
Texto Anterior: As 3 fases do consumo de massa Próximo Texto: Morte a crédito Índice
|