São Paulo, domingo, 12 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internautas elegem Almodóvar

Espanhol, com 20,4% dos votos, é o maior diretor vivo; "O Sétimo Selo" e "Blow-Up" são os filmes escolhidos

DA REDAÇÃO

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, autor de filmes como "Ata-Me!" e "Volver", foi o vencedor da enquete "Quem é o Grande Cineasta Vivo?", proposta pelo Mais! e acessível na semana passada na Folha Online.
Almodóvar venceu com 20,4% dos 1.334 votos dos internautas, seguido pelo francês Jean-Luc Godard (14,6%) e pelos norte-americanos Francis Ford Coppola (13,3%) e Steven Spielberg (10%).
Havia nove indicados, os mesmos citados pelos 16 cineastas e críticos na edição passada -dedicada aos diretores Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman, ambos mortos no dia 30.
Na ocasião, Godard obtivera a preferência, com três das indicações.
Era possível também votar em "outro" cineasta ou marcar "Não há mais cineastas à altura de Antonioni e Bergman"; cada uma dessas opções teve 9% de preferência, mais do que os cinco demais indicados.
Também tendo por base as indicações dos especialistas, os internautas puderam eleger o melhor filme de Bergman e o melhor filme de Antonioni.
"O Sétimo Selo" liderou entre os filmes de Bergman, com 30,1% dos 1.410 votos -os convidados também o haviam preferido. Em seguida veio "Morangos Silvestres" (20,9%).
Entre os filmes do italiano, os internautas escolheram "Blow-Up" (42,5% dos 1.103 votos), contra 15,9% de "Profissão: Repórter". Na edição passada, os cineastas e críticos haviam se dividido entre ambos.


Texto Anterior: O ovo da serpente
Próximo Texto: + Livros: Trópicos manjados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.