São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boas lembranças

"Em Busca da Memória", do Prêmio Nobel de Medicina Eric Kandel, traça a história da neurociência

MARTÍN CAMMAROTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

No seu livro autobiográfico "Em Busca da Memória - O Nascimento de uma Nova Ciência da Mente", o Nobel de Medicina em 2000 Eric Kandel oferece ao leitor um passeio estimulante pela história da neurociência.
Para isso, proporciona-lhe um mirante privilegiado: as lembranças de quem, talvez mais que ninguém, contribuiu (e continua contribuindo) para o estabelecimento do referencial teórico no qual se baseia a neurobiologia do aprendizado e da memória em nossos dias.
Ao longo de mais de 500 páginas de escrita amena, agradável e acessível, mas ao mesmo tempo informativa, precisa e profunda, Kandel discorre sobre aspectos de sua vida pessoal e científica.
Conta-nos, por exemplo, como conseguiu escapar do Holocausto nazista e, juntamente com sua família, estabelecer-se nos EUA.
As descrições de seus primeiros anos no Brooklyn [em Nova York], bem como de sua relação com a família Kris e seus primeiros mentores, são particularmente reveladoras e permitem entender tanto sua paixão inicial pela psicanálise como sua ulterior decisão de tornar-se um neurocientista.
Poderíamos dizer, sem medo de nos equivocarmos, que Kandel é o pesquisador mais influente na área do estudo da plasticidade sináptica.
Portanto, não é surpresa que, fazendo alarde da maestria que só têm aqueles que realmente sabem, descreva suas aspirações e ideias científicas com entusiasmo e clareza, mas sem dotá-las da grandiloquência -ou, pior, da falsa modéstia tão comum àqueles sem ideias próprias.
Assim, fala da importância e das recompensas proporcionadas pela correta escolha de um modelo experimental e ensina a necessidade da interdisciplinaridade nas biociências.

Política na ciência
De particular valor, sobretudo para quem está se iniciando na vida acadêmica, é a descrição do enorme poder que as relações interpessoais, a política e a troca de influências têm sobre o desenvolvimento do conhecimento científico.
De leitura obrigatória para todos aqueles que se interessem pelo estudo do comportamento em suas distintas facetas -sejam a neuroquímica, a genética molecular, a psicofarmacologia ou a psicologia- ou para aqueles que simplesmente tenham se perguntado alguma vez quem e por que são como são, este livro propiciará horas a fio de enriquecedor entretenimento.

MARTÍN CAMMAROTA é neurocientista argentino e professor de medicina na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.


EM BUSCA DA MEMÓRIA

Autor: Eric R. Kandel
Tradução: Rejane Rubino
Editora: Companhia das Letras (tel. 0/ xx/11/3707-3500)
Quanto: R$ 65 (552 págs.)


Texto Anterior: Arca russa
Próximo Texto: Cultura com muitas aspas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.