São Paulo, Domingo, 15 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIMENTOS CRUZADOS

O ataque de Serra

da Reportagem Local

José Serra iniciou o governo FHC como ministro do Planejamento, mas deu sua entrevista para o livro "Conversas com Economistas Brasileiros 2" quando tinha voltado a ocupar sua cadeira no Senado Federal.
Hoje, ele ocupa um posto teoricamente distante das lides mais diretas da economia, mas mesmo como ministro da Saúde pode ser considerado um dos mais influentes personagens da economia brasileira.
Tanto que são amigos próximos dele os presidentes das três mais poderosas estatais -Banco do Brasil, BNDES e Petrobras. Alguns dos melhores momentos da entrevista de Serra no livro são os seguintes:

"O erro do câmbio teve quatro características: primeiro, foi cometido gratuitamente, sem responder a nenhuma doutrina ou pressão irresistível; segundo, foi resultado de pouca reflexão analítica, pois era fácil de prever o que aconteceria; terceiro, suas consequências foram bastante adversas; quarto, é muito difícil de corrigir";
"Os efeitos da austeridade fiscal que impusemos foram contrabalançados com prejuízo pelos efeitos da sobrevalorização cambial, principal fator do déficit público ao longo do governo Fernando Henrique. Por exemplo, a privatização que deveria permitir uma drástica redução da dívida pública e uma enorme economia orçamentária com despesas de juros, favorecendo o equilíbrio fiscal e os investimentos, terminou sendo utilizada para defender a sobrevalorização cambial";
"Quando eu estava no governo, sempre dizia que tínhamos de corrigir o atraso cambial antes que fosse necessário e urgente. A boa correção é a que é feita na véspera";
"Sou a favor do Mercosul. É bom aumentar a integração das economias do Cone Sul. Mas não é sensato renunciar a uma política comercial própria e fazer concessões excessivas em nome de uma presumida conveniência de política externa. (...) É evidente que essa situação tem fôlego curto e, no futuro, dará dor de cabeça aos dois países".


Texto Anterior: Anatomias de um desastre
Próximo Texto: A defesa de Franco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.