São Paulo, domingo, 15 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A nova onda do feminismo

Associated Press - 10.jul.91
Oficial que estava na Guerra do Golfo abraça a filha na volta aos EUA


da Redação


Nesta semana, o mundo é das mulheres. Previstas para acontecer em mais de cem países, marchas divulgarão os ideais de uma nova forma de feminismo que começa a tomar corpo. A principal bandeira do movimento ainda é por igualdade de direitos e deveres em ambos os sexos.
As reivindicações, no entanto, agora abrangem também, entre outros aspectos, o combate à pobreza, à corrupção, a luta pelo fortalecimento do Terceiro Mundo e, como afirma a feminista inglesa Juliet Mitchell (leia na pág. 6), a preocupação com as crianças: "Não pensem nas mulheres, não pensem nos homens; pensem nas crianças".
Nos EUA, a marcha começará em Washington, DC hoje e terá seu ponto culminante em Nova York, diante do prédio das Nações Unidas, no Dia Internacional da Erradicação da Pobreza.
No Brasil, onde estará sendo lançado o "Dicionário Mulheres do Brasil" (leia trecho na pág. 14) no final do mês, haverá manifestações em vários Estados, também na terça-feira (informações podem ser obtidas no site www.sof.org.br/marcha2000/ ou pelo telefone 0/xx/ 11/ 3819-3876).


Texto Anterior: +3 questões Sobre feminismo
Próximo Texto: A luta permanente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.