São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

DA REDAÇÃO

O escritor, poeta, crítico e editor Edgar Allan Poe nasceu em Boston, EUA, em 19 de janeiro de 1809.
Publicou, em 1827, o seu primeiro livro de poesia -"Tamerlane and Other Poems". Em 1839, foi lançado "Tales of the Grotesque and Arabesque", traduzido para o francês pelo poeta Charles Baudelaire como "Histoires Extraordinaires" -título mantido nas edições brasileiras, "Histórias Extraordinárias". Em 1845, publicou o poema "O Corvo" -traduzido para o português pelos escritores Machado de Assis e Fernando Pessoa.
Poe morreu em 7 de outubro de 1849, em Baltimore, em circunstâncias misteriosas. Ele foi encontrado no dia 3 daquele mês em estado delirante e em seguida levado, inconsciente, a um hospital, onde morreu quatro dias depois.
As causas da morte do escritor nunca foram esclarecidas. Especulações incluem alcoolismo, ataque cardíaco, diabetes, sífilis e raiva. Foi enterrado em Baltimore.
As cinco cidades norte-americanas onde viveu -Boston, Richmond, Baltimore, Filadélfia e Nova York- preparam eventos para homenageá-lo ao longo deste ano. Exposições, debates e até uma encenação, em Baltimore, do funeral de Poe marcam o bicentenário do seu nascimento e os 160 anos da sua morte.


Texto Anterior: As tramas de Poe
Próximo Texto: +Livros: Sem drama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.