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+ Lançamentos
História do Cinema Mundial
432 págs., R$ 59
Fernando Mascarello (org.). Papirus (r. dr. Gabriel Penteado, 253, caixa postal
736, CEP 13001-970, Campinas, SP, tel. 0/xx/19/3272-4500).
Disponibilizar uma fonte bibliográfica que ofereça uma visão
panorâmica inicial sobre a história do cinema, de suas origens até as
vertentes contemporâneas, é o objetivo deste livro, todo escrito por
pesquisadores brasileiros especializados em períodos específicos
(impressionismo francês, expressionismo alemão, western, noir, neo-realismo italiano, nouvelle vague, cinema novo etc.).
A Literatura da República Democrática Alemã
210 págs., R$ 43
de Ruth Röhl e Bernhard J. Schwarz. Fapesp/Perspectiva (av. Brigadeiro Luís
Antônio, 3.025, SP, CEP 01401-000, tel. 0/xx/11/ 3885-8388).
Heiner Müller, Christa Wolf, Bertolt Brecht e Wolfgang Hilbig estão entre
os autores estudados nesta obra, que traça um arco temático e analítico
acerca da produção literária na antiga RDA e trata da ideologia como
divisor de águas entre as literaturas dos dois Estados alemães, entre 1949
e 1990. Ruth Röhl (1941-2005) escreveu também "A Dimensão
Mitopoética na Prosa de Ingeborg Bachmann" (Edusp) e "O Teatro de
Heiner Müller" (Perspectiva), entre outros.
Brasil - Paisagens de Exceção
184 págs., R$ 38
de Aziz Ab'Sáber. Ateliê Editorial (estrada da Aldeia de Carapicuíba, 897, CEP
06709-300, Cotia, SP, tel. 0/xx/11/4612-9666).
O professor titular aposentado do departamento de geografia da USP
reúne em um único livro dois estudos de referência sobre áreas opostas
do território brasileiro: um sobre o Pantanal e outro sobre o litoral, ambas
tomadas como patrimônio básico do país. Eles foram publicados,
respectivamente, na "Revista Brasileira de Geografia" (1988) e na "Revista
Brasileira de Geomorfologia" (2000).
Dialética do Lazer
288 págs., R$ 39
Valquiria Padilha (org.). Editora Cortez (r. Bartira, 317, CEP 05009-000, SP, tel.
0/xx/ 11/3864-0111).
A professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
da USP, em Ribeirão Preto, reúne ensaios que abordam o lazer segundo o
referencial teórico-metodológico do marxismo e defende a inclusão da
disciplina sociologia do lazer nos cursos de ciências sociais.
Rubens Gerchman
104 págs., R$ 23
de Fábio Magalhães. Ed. Lazuli (r. Inácio Pereira da Rocha, 414, CEP 05432-011,
São Paulo, SP, tel. 0/xx/11/3819-6077).
Em extensa entrevista concedida ao curador e secretário-adjunto de
Cultura do Estado de São Paulo, o artista carioca fala de sua trajetória,
como os trabalhos pop do início dos anos 1960, a experiência de viver em
Nova York, suas influências e amizades. O livro marca, com "Tomie
Ohtake", de Miguel de Almeida, o lançamento da coleção "Arte de Bolso".
Cabeças Digitais
260 págs., R$ 35
Ana Maria Nicolaci-da-Costa (org.). Ed. Puc-Rio/Ed. Loyola (r. 1822, nº 347, CEP
04216-000, SP, tel. 0/xx/11/6914-1922).
Resultado de um evento interdisciplinar organizado pelo Núcleo de
Estudos sobre Tecnologia e Subjetividade do departamento de Psicologia
da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a coletânea
pretende refletir sobre o impacto das novas tecnologias e seus
desdobramentos no cotidiano na era da informação.
Rorty e a Redescrição
64 págs., R$ 11
de Gideon Calder. Trad. Luiz Henrique de Araújo Dutra. Ed. Unesp (praça da
Sé, 108, SP, CEP 01001-900, tel. 0/xx/ 11/3242-7171).
Filósofo pragmático norte-americano que rebate o modelo crítico
enraizado nas relações sociais e em experiências de vida, Rorty é
estudado pelo professor de filosofia aplicada da Universidade de Gales,
em Newport, que procura explicar as objeções rortyanas às teorias.
Aleluia, Gretchen
160 págs., R$ 29
de Sylvio Back. Editora Imago (rua da Quitanda, 52, 8º andar, Rio de Janeiro,
RJ, CEP 20011-030, tel. 0/xx/21/2242-0627).
Roteiro do filme de 1976 em que o cineasta catarinense esquematiza a
saga da família Kranz, imigrantes alemães que vêm se refugiar no sul do
Brasil e cujos integrantes, ao longo dos anos, se envolvem com a quinta-coluna e o integralismo, mostrando "a evolução das sobrevivências do
nazifascismo tupiniquim dos anos 1930 na cabeça e nas ações do
brasileiro moderno". O filme recebeu vários prêmios e é indispensável
para compreender o cinema brasileiro dos anos 1970.
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