São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DA VINCI
FORNO E FOGÃO


Rabos de porco com polenta Este prato é de minha própria invenção, por mais que meu amigo Massimo Cipolini insista que eu o tomei de sua cozinha. Pegue 30 rabos de porco, limpe-os e desosse-os de maneira que o couro não se rompa. Depois, recheie-os com qualquer coisa que esteja à mão (um pouco de carne magra de porco, uma anchova). Ponha-os em uma caçarola com água fria, que deve ser condimentada com algumas cebolas e sementes de cravo moídas. Cozinhe por uma hora em fogo baixo, retire os rabos, tire-lhes a água e passe-os pela prensa. Deixe que repousem pelo período de duas horas, envolva-os com uma fina camada de polenta e coloque-os no forno por meia hora ou até que a polenta esteja crocante e dourada. São os preferidos de meus irmãos e eu os preparo sempre que os visito.

Chicória Suas raízes raladas e regadas com azeite, sal e vinagre funcionam como afrodisíaco e também são boas para as bocas pestilentas, doenças contagiosas, intoxicações e o sofrimento.

Urso A maneira de cozinhar um urso não é algo que eu possa me atrever a discutir. Entretanto permita-me aconselhar àqueles com pouco cabelo que esfregar gordura de urso em suas cabeças evitará que as quedas aumentem e até provocará o crescimento de novo cabelo.

Sopa de cavalo A melhor maneira de ingerir um cavalo é esta: deve-se prepará-lo como a sopa de vaca, mas, no lugar de três cenouras, três cebolas (um cavalo é suficiente para dar de comer a 200 pessoas).

Pastel de abelha Cozinhe 14 rãs em uma bexiga de porco durante algumas horas. Limpe-as, retire os ossos e corte-as em pedaços pequenos. Junte um pouco de aspérula cheirosa, um pouco de mel e um ovo de galinha. Dê ao resultado a forma de abelha.

As receitas acima foram extraídas de "Os Cadernos de Cozinha de Leonardo da Vinci".



Texto Anterior: Palavras estranhas, temperos trocados
Próximo Texto: Na cozinha com derrida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.