São Paulo, domingo, 23 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STF julgará questão em abril

DA REDAÇÃO

Marcada para o dia 5 passado, a decisão sobre o futuro das pesquisas com células-tronco no Brasil acabou sendo adiada por um pedido de vistas ao processo do ministro do STF Carlos Alberto Menezes Direito. Ele deve ocorrer apenas no início de abril.
Liberadas em março de 2005 pela Lei de Biossegurança, as pesquisas foram suspensas dois meses depois, por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo então procurador-geral da República Cláudio Fonteles.
Direito pediu vistas durante o julgamento, quando a ação havia recebido dois votos contrários, do relator do processo, Carlos Ayres Britto, e da presidente do STF, Ellen Gracie.
As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, incluindo tipos de câncer. Sua obtenção, porém, causa polêmica, já que a maioria das técnicas exige a destruição do embrião.
No Brasil, a Igreja Católica é a principal opositora da liberação, por entender que ser o início da vida humana. Defensores das pesquisas, como boa parte da comunidade científica, discordam desse ponto de vista.


Texto Anterior: + Autores: Liberdade
Próximo Texto: + Comportamento: O não essencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.