São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atala diz que Brasil ainda é "ponto fora da curva"

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Eleito o 24º melhor restaurante do mundo, o paulistano D.O.M., do chef Alex Atala, é o único representante latino-americano a figurar na prestigiada lista dos 50 melhores do prêmio S. Pellegrino -organizado pela revista britânica "Restaurant".
Para Atala, o prêmio é motivo de entusiasmo e comemoração. Pelo quarto ano consecutivo, o D.O.M. integra a lista: em 2006, ficou na 50ª posição, indo para a 38ª em 2007 e caindo para a 40ª no ano passado.
Em entrevista dada à Folha por telefone, de Londres, pouco antes de embarcar para o Brasil, Atala disse acreditar que a gastronomia brasileira ainda é "um ponto fora da curva" no ranking internacional.
"Esse prêmio tem uma característica de confraternização muito grande. Porém, a tradição euro-americana continua, representada pelos países de mais tradição gastronômica", disse.
Este ano, os EUA ocupam 8 posições da lista, seguidos da França (7) e da Itália e da Espanha (com 6 posições cada). O restaurante espanhol El Bulli, de Ferran Adrià, ficou em primeiro lugar.
A eleição ocorre pelos votos de 806 especialistas em todo o mundo. A lista completa dos 50 restaurantes eleitos está no site www.theworlds50best.com


Texto Anterior: +(L)ivros: Cozinho, logo existo
Próximo Texto: A nova cidade luz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.