São Paulo, domingo, 26 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba +

DA REDAÇÃO

Malcolm Gladwell, 45, foi listado entre as "cem pessoas mais influentes" pela revista "Time" em 2005. A capacidade de influenciar é o próprio assunto de seus três livros, líderes em vendas atestados por listas como a do "New York Times": venderam juntos cerca de 8 milhões de exemplares.
O primeiro foi "O Ponto da Virada" (ed. Sextante, lançado antes como "O Ponto de Desequilíbrio" pela Rocco), que compara a epidemias mudanças sociais tais como modas e criminalidade.
O sucesso de vendas foi acompanhado da crítica de que o autor simplifica pesquisas sérias. Mas seduz o mercado publicitário, por exemplo ao analisar uma marca de calçados à beira da falência que se reergueu após se tornar preferência de grupos "moderninhos".
Em "Blink - A Decisão num Piscar de Olhos" (Rocco), ele analisa o impacto da reação rápida -a primeira sensação ao entrar num imóvel à venda, o primeiro contato do médico com o paciente- na tomada de decisões. Em "Fora de Série" (Sextante), trata dos profissionais de sucesso e das circunstâncias que afetam as chances de quem deseja crescer numa carreira.
Nascido no Reino Unido, crescido e formado em história no Canadá, Gladwell fez carreira jornalística nos EUA. Trabalhou no "Washington Post" e escreve para a "New Yorker".


Texto Anterior: Sociologia blockbuster
Próximo Texto: +(L)ivros: O turista esteta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.