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Nos EUA, picape leva a recorde na venda de comerciais leves

Alta nos negócios é atribuída à necessidade de troca de veículos antigos e a descontos dados pelas montadoras

Série F, da Ford, e Silverado, da GM, são os mais vendidos entre todas as categorias de veículo em novembro

BERNARD SIMON
DO “FINANCIAL TIMES”, EM TORONTO

O amor renovado dos norte-americanos pelas pica-

pes ajudou, em novembro, a conduzir as vendas de veículos comerciais leves à sua maior marca neste ano, nos Estados Unidos.

As vendas de dois dos modelos de picapes mais procurados -a série F da Ford e a Chevrolet Silverado da GM, que também foram os dois

veículos mais vendidos entre todas as categorias- subiram 24% e 34%, respectivamente, ante novembro de 2010.

De acordo com as estimativas preliminares das montadoras de automóveis, as vendas totais de veículos comerciais leves atingiram ritmo anualizado de 13,6 milhões de unidades em novembro, ante 13,3 milhões em outubro e 12,3 milhões em novembro de 2010.

As vendas da General Motors ficaram 6,9% acima do total de novembro de 2010. A Ford registrou alta de 13%, e a Toyota avançou 6,7%.

As vendas da Chrysler subiram 45%, o que resultou no melhor novembro em quatro anos para a menor das montadoras de automóveis de Detroit, agora controlada pela Fiat, da Itália.

Seus modelos de melhor desempenho incluíram diversos carros da linha Jeep, o sedã médio Chrysler 200 e uma nova versão do Chrysler 300, um carro de maior porte.

A Volkswagen registrou alta de 41% em suas vendas nos Estados Unidos, impulsionada pelo sedã Passat, que está sendo produzido na nova fábrica da montadora no

Tennessee.

Hyundai, Mercedes-Benz

e Audi reportaram suas mais altas vendas para um mês

de novembro nos Estados Unidos.

A demanda por picapes em geral acompanha a saúde do setor de construção, um dos principais compradores desse tipo de veículo.

A despeito da atividade ainda estagnada no setor de

habitação, Alan Batey, vice-presidente de vendas e assistência ao consumidor da Chevrolet, disse que "estamos

começando a ver muita gente voltando ao mercado porque precisa substituir os veículos antigos".

A GM também atribuiu a alta na demanda ao crédito tributário de 100% do valor de depreciação de automóveis zero, concedido às pequenas empresas e que expira no final do ano.

Os compradores também foram atraídos por descontos mais generosos e outros incentivos criados para liquidar os estoques de modelos 2011.

Apontando para o fato

de que as vendas do setor haviam superado a marca de

13 milhões de unidades nos três últimos meses, Ken Czubay, vice-presidente de vendas e marketing da Ford, disse que "isso sugere que o atual ímpeto do mercado não é aberração".

"Acreditamos que a demanda de substituição continuará a sustentar níveis de venda mais altos em 2012."

A GM revelou que 33 proprietários de seu carro elétrico de grande autonomia Chevrolet Volt haviam aceitado sua oferta de um veículo para substituição temporária.

Isso ocorreu depois do anúncio das autoridades dos Estados Unidos, nesta semana, de que estão investigando o Volt porque que seus sistemas de bateria pegaram fogo em três colisões de teste.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

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