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Ford muda o Fusion para disputar mercado

Sedã reformulado foi apresentado ontem no Salão do Automóvel de Detroit com objetivo de enfrentar japoneses

GM, Ford e Chrysler respondem por apenas um terço do mercado norte-americano de carros de passageiros

BILL VLASIC
DO “NEW YORK TIMES”, EM DETROIT

É raro que uma montadora de automóveis reformule completamente um de seus modelos de maior sucesso de venda, do design aos assentos e seleção de motores.

Mas é exatamente isso que a Ford fez com seu novo sedã Fusion, lançado ontem no Salão do Automóvel de Detroit.

O atual Fusion ficou em terceiro lugar entre os modelos de automóveis mais vendidos nos Estados Unidos em 2011.

Mas a versão que chegará ao mercado neste ano foi inteiramente mudada -até mesmo a forma pela qual o "oval azul" que serve de logotipo à Ford foi incorporada à porção frontal.

O novo design é apenas um dos aspectos do esforço aberto da Ford para ganhar mercado no segmento médio dominado, já há décadas, pelas montadoras japonesas.

A empresa oferecerá quatro opções de motor, entre as quais um híbrido recarregável em tomada, e promove a linha como a família de sedãs mais econômica do mundo.

O Fusion reformulado sublinha até que ponto as montadoras de Detroit estão pressionando para solidificar sua recuperação por meio de modelos de passageiros muito melhorados.

A Ford ainda não anunciou os novos preços do Fusion, limitando-se a dizer que serão comparáveis aos do atual modelo, que variam de US$ 20 mil a US$ 30 mil (de R$ 37 mil a R$ 55 mil). No Brasil, o Fusion (versão antiga) é vendido a partir de R$ 83.660.

GM, Ford e Chrysler responderam por 60% dos veículos comerciais leves, picapes e utilitários esportivos vendidos em 2011 nos EUA, e extraem a maior parte de seus lucros de modelos maiores.

Mas, no mercado de carros de passageiros, sua fatia é de apenas um terço.

Isso pode mudar se o salão de Detroit mostrar modelos capazes de atrair novos consumidores. A GM lançará um pequeno Cadillac, bem como seu produto para o mercado médio, o Chevrolet Malibu, igualmente reformulado.

A Chrysler planeja um Dodge Dart compacto, construído sobre uma plataforma desenvolvida pela Fiat, a montadora que a controla.

Com Toyota e Honda enfrentando problemas de suprimento causados pelo terremoto do ano passado, as condições favorecem as norte-americanas.

"Como os japoneses estão um pouco atrapalhados, é a hora de Detroit conquistar novos consumidores", disse Joseph Philippi, analista da consultoria Auto Trends.

Tanto a GM quanto a Ford realizaram grandes ganhos no mercado de carros pequenos com modelos como o Chevrolet Cruze e o Ford Focus, parte de seu esforço para atender aos novos padrões de economia de combustível.

Agora, o foco é o segmento médio, que há muito está sob o domínio do Toyota Camry e do Honda Accord.

O Camry manteve a liderança do segmento no ano passado, seguido pelo Nissan Altima e pelo Fusion. Mas modelos das montadoras sul-coreanas Hyundai e Kia vêm ganhando mercado.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

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