Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vaivém

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Quebra na soja pode superar 10 milhões de t

A seca fará com que a América do Sul tenha uma perda de 8 milhões de toneladas na produção de soja em relação ao que se previa para 2011/12, segundo o Usda (Departamento de Agricultura dos EUA). Na avaliação do mercado, esses dados são conservadores e a queda ultrapassará 10 milhões de toneladas.

Essa defasagem pode ser constatada pelos dados da Conab, que, conforme informações de ontem, já prevê uma safra brasileira de soja de apenas 69 milhões de toneladas. O Usda ainda aposta em 72 milhões.

Os dados da Argentina e do Paraguai também estão acima das estimativas de mercado. O Usda prevê produção de 48 milhões de toneladas na Argentina, mas o mercado acredita em 46 milhões. No Paraguai, analistas já estimam a safra em 5 milhões de toneladas, abaixo dos 6,4 milhões do Usda.

A seca afeta também a safra de milho, que recua para 22 milhões de toneladas na Argentina, 4 milhões menos do que o Usda previa em janeiro. No caso brasileiro, o órgão dos EUA mantém a safra em 61 milhões de toneladas, à espera de que a quebra na safra de verão seja compensada pela de inverno.

Apesar dessa redução na produção de soja na América do Sul, os estoques mundiais serão suficientes para 89 dias de consumo, um número confortável, segundo Daniele Siqueira, da AgRural.

Mas a quebra na produção de milho traz os estoques finais para 53 dias no mundo e para apenas 23 nos EUA. Esses números poderão levar os norte-americanos a elevar a área com o cereal na safra 2012/13, segundo Siqueira.

Essa nova dança dos números de safra mantém o Brasil como o maior exportador mundial de soja em grão e coloca a Ucrânia na posição de segundo maior fornecedor mundial de milho.

A Conab estimou ontem a a safra brasileira de grãos em 157 milhões de toneladas, ante 163 milhões no período anterior.

Café O setor está apreensivo com a possibilidade de não ser votada a medida provisória 545, que altera o sistema de tributação do PIS/Confins. A MP está na Câmara dos Deputados e tem de ser votada até a próxima semana.

Caos O novo sistema fiscal, em vigor desde 1º de janeiro, poderá desmoronar na semana que vem, caso não seja votado. E isso causará um caos na cadeia produtiva do café, segundo a Abic (associação das indústrias do setor).

Concorrência A MP 545 corrige o regime tributário anterior, que prejudicava os agricultores, estimulava fraudes e a sonegação e gerava concorrência desleal entre as grandes e pequenas torrefadoras, diz a entidade.

Bunge As vendas líquidas somaram US$ 58,7 bilhões no ano passado, 28% mais do que em 2010. O lucro líquido recuou para US$ 940 milhões, 61% menos do que no ano anterior.

Com TATIANA FREITAS

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.