Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Agora se escuta português em todas as esquinas'

DA ENVIADA A PUNTA DEL ESTE

Os brasileiros não estão mais só de passagem por Punta del Este. Hoje, respondem por 7% dos imóveis comprados no balneário uruguaio. Há cinco anos, não chegavam a 1% do total, segundo a prefeitura.

"Ainda é um número baixo, mas a velocidade com que está crescendo nos espanta. Punta del Este sempre foi um destino argentino por excelência. Agora se escuta português em todas as esquinas", diz Juan Irala y Hernández, consultor da Terramar, a maior agência imobiliária da cidade.

Sobre o porquê do aumento do fluxo de brasileiros à costa uruguaia, Hernández tem uma resposta divertida. "Diferentemente do Brasil, faz um friozinho à noite e os turistas ricos querem mostrar as roupas que compram na Europa."

O Brasil também está presente por meio de algumas marcas importantes, como a loja de roupas Osklen e o hotel Fasano -no segundo ano de atividade na cidade.

Segundo a assessoria do hotel, metade do público é composto de brasileiros. O desenho é do arquiteto Isay Weinfeld, também responsável pelo Las Cárcavas.

"Num lugar onde a natureza é tão presente, e onde há ostentação, prefiro atuar por meio do desenho, tentando não chamar muito a atenção", diz o arquiteto.

Weinfeld elogia o bom gosto dos uruguaios e acha que isso se reflete na ambientação dos espaços das praias, inclusive nos arredores de Punta, como em Jose Ignacio. "Eles são muito bem-educados", afirma.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.