Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BP compra participação em quatro concessões da Petrobras

Petroleira britânica terá 40% em blocos no litoral nordeste do país

DO RIO

Três dias após fechar um acordo de US$ 7,8 bilhões (cerca de R$ 13,8 bilhões) com o comitê que representa vítimas do vazamento registrado no golfo do México em 2010, a BP (antiga British Petroleum, atual Beyond Petroleum) anunciou a expansão das operações no Brasil.

A empresa comprou participação em quatro concessões da Petrobras no litoral nordeste, na chamada margem equatorial brasileira.

A empresa adquiriu 40% em blocos que a estatal brasileira operava sozinha nas bacias de Barreirinhas (BM-BAR-3 e BM-BAR-5) e Ceará (BM-CE-1 e BM-CE-2). Juntos, os blocos cobrem área de 2.113 quilômetros quadrados.

Os valores da negociação não foram revelados pelas companhias. Segundo especialistas, é comum em casos como esses, nos quais o campo ainda está em fase exploratória, o novo sócio não desembolsar recursos pelo ativo, mas pagar mais quando o poço for perfurado.

Para a Petrobras, a vantagem é reduzir o risco exploratório e os investimentos necessários, que poderão ser remanejados para áreas mais prioritárias, como o pré-sal.

LOCALIZAÇÃO

Os blocos da bacia do Ceará estão localizados a 75 quilômetros da costa de Fortaleza, em águas com profundidades de 100 a 2.200 metros, e foram adquiridos pela Petrobras na segunda rodada de licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Os blocos da bacia de Barreirinhas, comprados pela Petrobras nas quarta e quinta rodadas da ANP, ficam a 200 quilômetros da costa de São Luís (MA), em águas com profundidades de 2.000 a 3.000 metros.

Sem leilões expressivos desde 2008, a prática de compra de participações em áreas de petróleo e gás "offshore" (no mar) cresce no país.

A BP havia comprado em maio do ano passado dez concessões que pertenciam à Devon Energy. Com a mais recente aquisição, a empresa britânica passa a deter 14 concessões no país.

Desse total, nove em parceria com a Petrobras: três na bacia de Campos, duas na bacia do Parnaíba, duas em Barreirinhas e duas no Ceará.

Em 2010, a companhia britânica foi protagonista do maior vazamento de petróleo da história dos EUA, ocorrido no golfo do México.

O acordo bilionário será destinado a cerca de 116 mil pessoas atingidas pelo desastre, que matou 11 pessoas.

Durante 90 dias, entre 3 milhões e 4 milhões de barris de petróleo foram despejados no mar.

(DL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.