Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fuja de padrões na hora de investir, diz professor

Estudo expõe riscos e destaca questões sobre seleção de administrador de fundos

DO "THE NEW YORK TIMES"

Um relatório publicado pelo Barclays, chamado "A ciência e a arte de selecionar um administrador de fundos", tem por objetivo expor os riscos de prever retornos futuros com base em desempenho passado na seleção de administradores de investimentos.

O relatório destaca como a obsessão com os retornos recentes pode prejudicar o desempenho em longo prazo.

"Somos como máquinas de descoberta de padrões", diz Terrance Odean, professor de finanças na Escola Haas de Negócios, da Universidade de Berkeley (EUA). "Se surge um relâmpago e algo cai da mesa, acreditamos que a causa tenha sido o relâmpago."

Mas buscar padrões não constitui uma boa política de investimento. "O investidor que está no mercado e encontra padrões constantemente não deveria deixar seu emprego regular", diz Odean.

Em estudo publicado em 2008 sobre o efeito das notícias sobre o comportamento de compra dos investidores (indivíduos e instituições), Odean e o colega Brad Barber, também professor de finanças, constataram que era mais provável que um investidor pessoa física comprasse uma ação se tivesse visto algo sobre ela nas notícias ou se ela tivesse apresentado alta acentuada num dado dia.

Os professores atribuem a tendência à dificuldade de analisar detalhadamente os milhares de ações disponíveis no mercado, antes de uma decisão de compra.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.