Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Importador de carros afirma que terá cota para aliviar alta do IPI

GABRIEL BALDOCCHI
DE SÃO PAULO

O governo deve anunciar neste mês um sistema de cotas para aliviar o impacto do IPI maior para os importadores de veículos, segundo a associação do setor.

"Na última reunião que eu tive com o ministro Fernando Pimentel [Desenvolvimento], a promessa era que até o fim do mês alguma coisa seria anunciada de ajuda ao importador", disse Flavio Padovan, presidente da Abeiva, entidade que reúne as marcas sem fábrica no país.

O Ministério do Desenvolvimento diz que negocia com todo o setor as definições de um sistema de cotas, mas não confirma se o benefício valerá para marcas importadoras.

Desde dezembro, o Imposto sobre Produtos Industrializados foi elevado em 30 pontos percentuais para importados com menos de 65% de conteúdo nacional.

O reflexo no setor apareceu nos últimos dois meses, quando estoques sem IPI maior começaram a acabar.

Em abril, as vendas dos importados sem fábrica no país caíram 28,1% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A queda no total do setor automotivo (importados e nacionais) foi de 10,8%. Os importadores citam também o impacto das restrições de crédito e da desaceleração.

A previsão da Abeiva no início do ano era que houvesse retração de 20% no segmento. "As empresas que importam não podem simplesmente fechar as portas e ir embora", afirmou Padovan.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.