Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Livro de jogos simplifica mundo das finanças

Para autor e colunista da Folha, é possível praticar e estimular pensamento lógico

DE SÃO PAULO

Treinar o pensamento lógico por meio de exercícios simples é o que propõe o novo livro do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, "Investimentos Inteligentes" (Coquetel). Confira trechos da entrevista do autor à Folha.

Folha - Qual a ideia central do livro?
Gustavo Cerbasi - É um livro de lógica usando argumentos do mundo das finanças. Nem todo mundo tem aptidão para um raciocínio lógico, mas ele pode ser exercitado. Não vou transformar um poeta em um engenheiro, mas consigo fazer um poeta começar a aguçar sua percepção sobre oportunidades, cálculos de cabeça, custos, comparações.

Até que ponto essa prática pode gerar resultados?
Uma pessoa que usa mais o lado intuitivo, emocional, vai resistir mais a aprender sobre finanças e economia, mas, se isso for feito de uma maneira descontraída, como um passatempo, por exemplo, acredito que estou rompendo algumas barreiras convidando essas pessoas a experimentar o mundo da lógica. E, com isso, certamente, elas sentirão um pouco menos de dificuldade ao se deparar, por exemplo, com um texto sobre investimento. O meu propósito é convidar mais pessoas a experimentar as oportunidades no mercado financeiro.

Que tipo de pensamento têm investidores de sucesso?
Não necessariamente o lógico e numérico, mas são pessoas muito envolvidas com os investimentos que escolhem e, para isso, ou entendem muito do assunto ou estão bem assessoradas. Mas, mesmo nesse caso, um conhecimento mínimo é exigido para que se converse com o seu contador, por exemplo. Também são generalistas, não nutrem preconceitos como "não nasci para isso".

INVESTIMENTOS INTELIGENTES: 52 JOGOS DE LÓGICA E RACIOCÍNIO
AUTOR Gustavo Cerbasi
EDITORA Coquetel
QUANTO R$ 14,90 (96 págs.)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.