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Outro lado

Para empresas, alta de cliente puxa queixas

Companhias com mais reclamações sobre SAC nos Procons neste ano dizem investir para resolver os problemas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para algumas das empresas com mais reclamações por problemas no SAC, as queixas decorrem do aumento no número de clientes.

A Oi diz serem "inadequados os rankings que não adotam a proporção do volume total de reclamações sobre o universo de clientes das empresas, o que representa um desserviço ao público".

Segundo a Sky, o crescimento das queixas resulta do "aumento de assinantes na faixa de consumidores que nunca tiveram TV paga, causando maior demanda nos serviços e nas informações".

A Claro informa que tem investido para melhorar o atendimento. A TIM diz que há três anos assina o termo de compromisso com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

Já o Banco do Brasil afirma que conduz seus procedimentos pautados na ética e nas leis vigentes. A Net cita investimentos em equipes de atendimento e diz ter melhorado a posição nos rankings dos órgãos reguladores.

Para o Santander, o levantamento é importante, "pois auxilia na construção de um banco mais eficiente." O Bradesco diz que os resultados são acompanhados de perto por sua ouvidoria.

O Itaú Unibanco informou que "tem uma agenda de diálogo sobre o SAC com os órgãos de defesa", e a Vivo afirma que se empenha para tornar o atendimento disponível em meios alternativos, como SMS ou aplicativos.

(FERNANDO SILVA)

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