Índice geral Mercado
Mercado
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Por que é tão difícil ganhar dinheiro na Bolsa

SAMY DANA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O mercado acionário é repleto de histórias de gênios com grande êxito. No entanto, são muito mais frequentes os casos de perdas. Por que é tão difícil acertar?

Graças à alta volatilidade das ações, é possível obter enormes retornos em um curto período, mas há grande probabilidade de perdas. Tal fato se dá pela lógica de formação de preço.

Um investidor pode comprar um papel, ver que a empresa está lucrando, mas o preço de suas ações estar despencando. Assim como o inverso pode acontecer.

Este movimento ocorre por causa das limitações dos modelos para estabelecer o preço de uma empresa.

A maioria dos investidores busca avaliar empresas na tentativa de determinar o preço justo de sua ação, incorporando neste valor suas expectativas de ganhos futuros.

Com este valor definido, o investidor opta por comprar a ação quando o preço atual é inferior ao justo estimado; e por vendê-la no caso inverso. As expectativas quanto a ganhos futuros são criadas a partir de dados e notícias.

Quando uma notícia confirma a expectativa, diz-se que os eventos estão "precificados" e não há nenhuma alteração no valor das ações. Já quando ocorre um evento inesperado, há grandes variações. A Apple, em julho, divulgou um lucro de US$ 8,8 bilhões que decepcionou o mercado, que esperava mais. Resultado: as ações caíram 5% logo após o anuncio.

É neste momento de oscilação que o investidor pode obter grandes ganhos. Mas é extremamente difícil prever eventos não precificados.

Ao investidor desavisado, fica o conselho: deixe seu dinheiro com analistas que sejam totalmente dedicados ao acompanhamento do mercado, mas lembre sempre que esses profissionais também podem errar.

SAMY DANA é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do núcleo de cultura e criatividade GV Cult

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.