São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

commodities

Potash afirma que BHP tem comportamento "antiético"

Empresa, que é alvo de mineradora, diz que rival fez contato com clientes

Companhias estão tentando atrair o apoio dos investidores, dos órgãos regulatórios e dos seus clientes

DO "FINANCIAL TIMES"

As hostilidades entre PotashCorp e BHP Billiton, que está tentando adquiri-la, se agravaram ontem, com a fabricante canadense de fertilizantes acusando a gigante da mineração de comportamento "fortemente antiético".
A Potash afirmou que a BHP Billiton havia realizado contato não solicitado com seus clientes, como parte de sua oferta hostil de US$ 39 bilhões pela tomada de controle do grupo canadense.
Stephen Dowdle, diretor de vendas da PotashCorp, disse em carta a clientes que a empresa havia descoberto que "a BHP Billiton começou a fazer contatos não solicitados com muitos de vocês".
"Só podemos presumir que o propósito da BHP Billiton é semear a discórdia e a confusão quanto ao futuro da PotashCorp", afirmou.
Os contatos, segundo a carta, foram feitos por Chris Ryder, diretor de marketing de potassa -carbonato de potássio- da mineradora.
Dowdle acrescentou que, "já que o propósito do contato da BHP Billiton claramente não era o de solicitar um pedido de potassa (...), consideramos que ele é indevido e fortemente antiético".
A BHP Billiton se recusou a comentar sobre o mais recente desentendimento. Há duas semanas, a mineradora anglo-australiana ofereceu US$ 130 por ação pelo controle da Potash. A empresa canadense, a maior fabricante global de fertilizantes, disse que a proposta era "absurdamente inadequada".

CONTATOS
Pessoas que conhecem as operações da BHP Billiton afirmaram não ser incomum, em uma transação como essa, fazer contato com as partes interessadas.
Os contatos, acrescentaram as fontes, foram apenas cortesia, para oferecer esclarecimento sobre quaisquer dúvidas que os clientes da empresa visada possam ter.

AUTORIDADES
As duas empresas estão tentando atrair o apoio dos investidores, das autoridades regulatórias e dos clientes desde que o interesse da BHP Billiton pela PotashCorp se tornou público.
Na semana passada, executivos da BHP foram ao Canadá para reunião com autoridades regulatórias e antitruste, e convencê-las quanto aos méritos sua proposta.
A carta da PotashCorp aos seus clientes surgiu depois que estes alertaram a empresa sobre os contatos feitos pela BHP, disse uma pessoa familiarizada com a situação.
O documento, publicado pela canadense, afirma ter como objetivo reassegurar aos clientes que a PotashCorp continuará a ser "a fonte básica para atender suas necessidades de fertilizantes" e acrescenta que "estaremos sempre ao seu dispor".


Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Chinesa quer vender 620 mil carros no Brasil
Próximo Texto: Análise/Eletricidade: Não há uma fonte de energia ideal; todas têm prós e contras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.