São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2011

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Ediouro faz parceria com editora americana

Objetivo é impulsionar o mercado de impressão sob demanda, ainda ínfimo no país

JOSÉLIA AGUIAR

ENVIADA ESPECIAL AO RIO

O mercado brasileiro de impressão sob demanda é hoje tão ínfimo que até executivos da área têm dificuldade de estimá-lo.
A expectativa de que ele vá crescer exponencialmente é o que faz empresas como a Singular, do grupo Ediouro, anunciar acordo com a americana Ingram Content Group para trazer seu catálogo para o país.
Para o leitor comum, a parceria só será notada quando comprar, por meio de alguma loja virtual brasileira, um dos 6 milhões de títulos, em geral publicados por editoras americanas que cobrem várias áreas do conhecimento.
Não vai demorar 45 dias, apenas sete, para recebê-la em casa.
Nos EUA, a Ingram distribui 2 milhões de livros por mês por esse serviço. Sabe-se que o mercado de livros importados no Brasil alcança os US$ 30 milhões ao ano.
Num prazo de seis meses, o serviço da Singular-Ingram estará integrado às principais redes de varejo online, como Saraiva ou Submarino, diz Carlo Carrenho, diretor executivo da Singular.
Parcerias semelhantes já existem com a americana Bibliolabs, com conteúdo de bibliotecas de vários países, e com a alemã VDM, de teses acadêmicas.
"A impressão sob demanda zera estoques e faz com que livros nunca estejam esgotados", explica Carrenho.
As editoras brasileiras, contudo, somente agora começam a conhecer esse tipo de procedimento.
Outro ramo do negócio, o da auto-publicação, também tem números insignificantes por aqui.
Mas nos Estados Unidos, por exemplo, a impressão de livros que tem ISBN de pessoa física já chegou a superar os que têm ISBN de pessoa jurídica.
Para os que desconhecem o ramo: ISBN é o código que identifica qualquer livro internacionalmente.
Significa, portanto, que no mercado americano editoras imprimem menos que pessoas comuns, que fazem o próprio livro.
A Singular quer alcançar a marca de 200 títulos de auto-publicação em 2012.


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