São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem operadores, Espanha fecha espaço aéreo

Todos os voos previstos para decolar do Brasil foram cancelados até as 11h de hoje

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A autoridade de tráfego aéreo da Espanha (Aena) anunciou o fechamento de todo o espaço aéreo do país, exceto na região da Andaluzia, devido à falta de controladores de tráfego às vésperas de um feriado prolongado.
A agência informou que a razão da medida é que vários controladores não apareceram para trabalhar, sob a alegação de estarem doentes, no que parece ser uma greve encoberta.
Na noite de ontem, para conter os problemas, o governo instalou um gabinete de crise e informou que o Ministério da Defesa assumiria o controle do tráfego aéreo. Às 20h30 (horário do Brasil), os militares ainda se dirigiam aos aeroportos.
A ausência dos controladores fez com que oito aeroportos fossem fechados, incluindo o de Barajas, em Madri, o maior ponto de conexões da Europa.
Somente nesse aeroporto, havia 1.300 decolagens ou aterrissagens previstas para ontem. Até o fechamento desta edição, não havia a informação de quantos haviam sido cancelados.
Segundo um porta-voz da Aena, 70% dos controladores abandonaram os postos de trabalho.
O aeroporto de Madri, de acordo com ele, mantém três operadores em atividade.
Os controladores do tráfego aéreo na Espanha estiveram envolvidos em um longo processo de negociação com a agência estatal por causa de salários, condições de trabalho e privilégios.
O porta-voz afirmou que a autoridade espanhola de aviação se reunirá com a Eurocontrol (agência europeia de controle de tráfego aéreo) e a FAA (agência americana de aviação) para decidir o destino dos voos transatlânticos.
O fechamento do espaço aéreo ocorre no início de um feriado prolongado, quando estão previstas milhares de viagens, e "está provocando graves problemas no tráfego aéreo de toda a Espanha", atingindo aproximadamente 250 mil pessoas, de acordo com a Aena.
Na noite de ontem, a companhia aérea espanhola Iberia suspendeu até as 11h de hoje no horário local (8h no Brasil) todos os voos previstos para decolar de Madri.
Os voos partindo do Brasil também foram cancelados.


Texto Anterior: Alta na importação de asfalto é de 11.000% em 9 meses
Próximo Texto: Cinema: Justiça dos EUA aprova plano para reestruturação do estúdio MGM
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.