São Paulo, sábado, 05 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

AP aprova empresa para licenciar notícias

Receita da News Licensing Group virá com royalties por uso e distribuição de conteúdo na web

DE SÃO PAULO

O conselho de administração da agência de notícias Associated Press aprovou, anteontem, a criação de uma empresa de licenciamento de notícias na internet, a News Licensing Group.
A nova empresa será financiada pelos grupos de mídia, que serão os proprietários do negócio.
O objetivo é proteger direitos de propriedade intelectual e obter receita com o licenciamento de notícias digitais para milhares de organizações no mundo todo.
Com isso, os chamados agregadores de notícia, que distribuem notícias de terceiros sem custo, geralmente, passarão a pagar royalties.
A iniciativa também vai permitir aos produtores de notícias reunir dados sobre consumo de notícias, informação que poderá ser usada para melhorar o relacionamento com os usuários.
"Essa será uma virada de jogo para os prestadores de notícias do mundo", disse Tom Curley, presidente da Associated Press.
"É a favor da concorrência e do consumidor, e será um líder no negócio da informação digital. Olharemos para as oportunidades de desenvolvimento, buscando compromissos dos produtores de conteúdos."
A empresa de licenciamento começará a operar no meio do ano e terá conteúdo de notícias da AP e de outras mais de mil publicações.
No primeiro momento, será feito apenas licenciamento de texto, mas a ideia é estender para fotos e vídeos e iniciar a expansão internacional do serviço ainda neste ano.
(MARIANA BARBOSA)


Texto Anterior: Bernardo afirma que quer incluir em MP desoneração de tablet
Próximo Texto: Telefonia: Empresas contestam associação sobre preço de internet no atacado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.