São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
LANÇAMENTOS NACIONAIS GESTÃO A Bola Não Entra por Acaso Ferran Soriano EDITORA Larousse TRADUÇÃO Marcelo Barbão QUANTO R$ 29,90 (208 págs.) O atual presidente da Spanair relembra sua experiência como vice-presidente econômico do Futebol Clube Barcelona, entre 2003 e 2008. A partir de exemplos do futebol, Soriano defende que o administrador deve compreender a lógica do seu campo específico de atividade e depois revê-la. CRISE A Reforma do Sistema Financeiro Americano Monica Baumgarten de Bolle e Dionisio Dias Carneiro (org.) EDITORA LTC QUANTO R$ 45 (196 págs.) Coletânea baseada em evento do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças, no Rio de Janeiro. João Dionisio Amoêdo, Rodrigo Azevedo e Gustavo Franco, entre outros, analisam o sistema financeiro dos EUA tendo como referência a crise de 2008. COMPARATIVO Trabalho Flexível, Empregos Precários? Nadya A. Guimarães, Helena Hirata e Kurumi Sugita (org.) EDITORA Edusp QUANTO R$ 50 (344 págs.) Flexibilidade, desemprego e trabalho precário são os temas centrais dos artigos deste livro, que compara a situação brasileira à da França e à do Japão. Entre os casos abordados estão as diferenças de gênero no mercado de trabalho japonês e o emprego de artistas em São Paulo e Paris. POLÍTICA A Finança Capitalista Suzanne de Brunhoff, François Chesnais, Gérard Duménil, Dominique Lévy e Michel Husson EDITORA Alameda TRADUÇÃO Rosa Maria Marques QUANTO R$ 56 (358 págs.) Intelectuais marxistas traduzem o mercado de crédito em termos de relações de poder. Lamenta a falta de um "projeto anticapitalista" e usa gráficos para mostrar que as Bolsas não seguem mais o desempenho das empresas. EMPREENDEDORISMO Innovatrix Clemente Nobrega e Adriano Lima EDITORA Agir QUANTO R$ 29,90 (168 págs.) Propõe um método para a obtenção de soluções inovadoras, dispensando a ideia de gênio criativo do empreendedor. Os autores identificam paradoxos a serem vencidos, como "gente sem dinheiro pagando em dia". Casas Bahia, Google e Zara são exemplos para resolver essas contradições aparentes. PUBLICIDADE Propaganda Popular Brasileira Guilherme Azevedo EDITORA Senac São Paulo QUANTO R$ 45 (220 págs.) O jornalista apresenta 12 entrevistas com publicitários do mercado brasileiro. Profissionais como Alex Periscinoto, Roberto Duailibi e Celso Loducca, entre outros, recontam suas trajetórias de vida, relembram suas propagandas favoritas e analisam campanhas próprias e o trabalho da concorrência. INTERNACIONAIS INOVAÇÃO Copycats Oded Shenkar EDITORA Harvard Business School QUANTO US$ 29,95 (R$ 55, 256 págs.) Shenkar, autor de "O Século da China" (Bookman), apresenta neste livro a "arte da imitação". Por meio de exemplos de empresas que encamparam com sucesso a invenção de outros (como Coca-Cola e Pepsi, ao lançarem refrigerantes light), rejeita a ideia de que imitar seja prejudicial a uma marca. AMBIENTE Bottled and Sold Peter H. Gleick EDITORA Island Press QUANTO US$ 26,95 (R$ 49, 288 págs.) Presidente do Instituto Pacific, nos EUA, o autor denuncia a indústria de água engarrafada, por impor culturalmente um produto mais caro, mas não necessariamente mais saudável ou saboroso que a água de torneira. Contra o impacto ambiental das garrafas de plástico, defende a universalização da água encanada de qualidade. Texto Anterior: Cifras & Letras Crítica Tecnologia: História dos fundadores da Apple é crônica da inovação Próximo Texto: O americano que reivindica Serra Pelada Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |