São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTOS

NACIONAIS

GESTÃO
A Bola Não Entra por Acaso
Ferran Soriano
EDITORA Larousse
TRADUÇÃO Marcelo Barbão
QUANTO R$ 29,90 (208 págs.)
O atual presidente da Spanair relembra sua experiência como vice-presidente econômico do Futebol Clube Barcelona, entre 2003 e 2008. A partir de exemplos do futebol, Soriano defende que o administrador deve compreender a lógica do seu campo específico de atividade e depois revê-la.

CRISE
A Reforma do Sistema Financeiro Americano
Monica Baumgarten de Bolle e Dionisio Dias Carneiro (org.)
EDITORA LTC
QUANTO R$ 45 (196 págs.)
Coletânea baseada em evento do Instituto de Estudos de Política Econômica da Casa das Garças, no Rio de Janeiro. João Dionisio Amoêdo, Rodrigo Azevedo e Gustavo Franco, entre outros, analisam o sistema financeiro dos EUA tendo como referência a crise de 2008.

COMPARATIVO
Trabalho Flexível, Empregos Precários?
Nadya A. Guimarães, Helena Hirata e Kurumi Sugita (org.)
EDITORA Edusp
QUANTO R$ 50 (344 págs.)
Flexibilidade, desemprego e trabalho precário são os temas centrais dos artigos deste livro, que compara a situação brasileira à da França e à do Japão. Entre os casos abordados estão as diferenças de gênero no mercado de trabalho japonês e o emprego de artistas em São Paulo e Paris.

POLÍTICA
A Finança Capitalista
Suzanne de Brunhoff, François Chesnais, Gérard Duménil, Dominique Lévy e Michel Husson
EDITORA Alameda
TRADUÇÃO Rosa Maria Marques
QUANTO R$ 56 (358 págs.)
Intelectuais marxistas traduzem o mercado de crédito em termos de relações de poder. Lamenta a falta de um "projeto anticapitalista" e usa gráficos para mostrar que as Bolsas não seguem mais o desempenho das empresas.

EMPREENDEDORISMO
Innovatrix
Clemente Nobrega e Adriano Lima
EDITORA Agir
QUANTO R$ 29,90 (168 págs.)
Propõe um método para a obtenção de soluções inovadoras, dispensando a ideia de gênio criativo do empreendedor. Os autores identificam paradoxos a serem vencidos, como "gente sem dinheiro pagando em dia". Casas Bahia, Google e Zara são exemplos para resolver essas contradições aparentes.

PUBLICIDADE
Propaganda Popular Brasileira
Guilherme Azevedo
EDITORA Senac São Paulo
QUANTO R$ 45 (220 págs.)
O jornalista apresenta 12 entrevistas com publicitários do mercado brasileiro. Profissionais como Alex Periscinoto, Roberto Duailibi e Celso Loducca, entre outros, recontam suas trajetórias de vida, relembram suas propagandas favoritas e analisam campanhas próprias e o trabalho da concorrência.

INTERNACIONAIS

INOVAÇÃO
Copycats
Oded Shenkar
EDITORA Harvard Business School
QUANTO US$ 29,95 (R$ 55, 256 págs.)
Shenkar, autor de "O Século da China" (Bookman), apresenta neste livro a "arte da imitação". Por meio de exemplos de empresas que encamparam com sucesso a invenção de outros (como Coca-Cola e Pepsi, ao lançarem refrigerantes light), rejeita a ideia de que imitar seja prejudicial a uma marca.

AMBIENTE
Bottled and Sold
Peter H. Gleick
EDITORA Island Press
QUANTO US$ 26,95 (R$ 49, 288 págs.)
Presidente do Instituto Pacific, nos EUA, o autor denuncia a indústria de água engarrafada, por impor culturalmente um produto mais caro, mas não necessariamente mais saudável ou saboroso que a água de torneira. Contra o impacto ambiental das garrafas de plástico, defende a universalização da água encanada de qualidade.



Texto Anterior: Cifras & Letras
Crítica Tecnologia: História dos fundadores da Apple é crônica da inovação

Próximo Texto: O americano que reivindica Serra Pelada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.