São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÉ-SAL

Petrobras anuncia descoberta de óleo leve na bacia de Campos

DO RIO - A Petrobras anunciou a descoberta de óleo leve -de maior qualidade e valor comercial- na área do pré-sal da bacia de Campos, a 170 km do litoral norte fluminense.
Localizada abaixo da camada de sal do campo de Marlim, a nova acumulação tem um reservatório potencial de 380 mil barris -volume correspondente a 3% das reservas comprovadas do país.
Comparada com os campos gigantes do pré-sal da bacia de Santos, a descoberta é, porém, relativamente pequena. Na área de Tupi, a primeira a produzir em escala comercial a partir de 2011, a Petrobras estima reservas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.
As demais descobertas no pré-sal da bacia de Campos também não se mostram tão promissoras quanto as de Santos. A estatal já identificou reservas de 1,5 bilhão de barris nos campos de Jubarte e Cachalote, ao sul do litoral do Espírito Santo.
No primeiro, já há a produção comercial de 30 mil barris/dia no pré-sal, por meio da mesma plataforma que explorava acima da camada de sal.
A Petrobras também anunciou os bancos que vão coordenar a oferta global de ações da companhia: Bank of America Merrill Lynch, Bradesco BBI, Citibank, Itaú-BBA, Morgan Stanley e Santander.
A expectativa do mercado é que a capitalização chegue a US$ 20 bilhões, sem as reservas do pré-sal da União ainda não licitadas. Com esse aporte adicional, a capitalização poderá atingir US$ 50 bilhões.


Texto Anterior: Telefonia: Acionistas da Portugal Telecom decidirão venda da Vivo no dia 30
Próximo Texto: Aço: Prevendo semestre "difícil", maior siderúrgica chinesa reduz preços
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.