São Paulo, sábado, 05 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇO

Prevendo semestre "difícil", maior siderúrgica chinesa reduz preços

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A siderúrgica Baosteel, a maior da China, reduziu os preços de alguns de seus produtos, devido ao temor de que as ações de Pequim para controlar o crédito acabem reduzindo a demanda de montadoras e construtoras. O corte nos preços é o primeiro da empresa desde novembro do ano passado.
Os preços de bobinas laminadas a quente para entrega em julho, por exemplo, foram diminuídos em cerca de 37%.
No mês passado, a Baosteel já havia afirmado que o setor poderia enfrentar um segundo semestre "difícil". Cresce o temor de que as medidas tomadas pelo governo chinês para conter a especulação no mercado imobiliário acabem afetando a procura pelos produtos das siderúrgicas do país.
Analistas dizem que a queda nos preços dos produtos e o aumento na cotação das matérias-primas (a Vale estaria negociando alta de 35% no valor do minério de ferro) poderiam fazer com que algumas siderúrgicas chinesas fechassem unidades para manutenção.
Os preços do aço chinês caíram 8,8%, depois de atingirem, em 15 de abril, seu maior valor em 18 meses.
A explicação, afirma a Wuhan Iron & Steel (a terceira maior siderúrgica do país), é que a demanda está caindo por conta das medidas de Pequim para o mercado imobiliário e do aumento nos estoques das montadoras.
O aumento das vendas de carros na China se desacelerou para 25% em maio, ante alta de 34% no mês anterior.


Texto Anterior: Pré-Sal: Petrobras anuncia descoberta de óleo leve na bacia de Campos
Próximo Texto: Roberto Rodrigues: Tendências da alimentação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.