São Paulo, terça-feira, 07 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aplicação da Petrobras com FGTS será mantida por 1 ano

Trabalhador que usar fundo terá de levar extrato ao banco onde investiu

Cerca de 89 mil cotistas poderão usar FGTS para capitalização; prazo de reserva de ações vai de 13 a 16 deste mês


SOFIA FERNANDES
DE BRASÍLIA

O trabalhador que quiser acompanhar a capitalização da Petrobras com parte de seu FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) deverá dirigir-se diretamente ao banco onde tem aplicação e levar o extrato de sua conta vinculada ao FGTS, documento enviado pela Caixa Econômica Federal ao trabalhador a cada dois meses.
Se o trabalhador tiver perdido o documento, poderá obter uma via na internet, em terminais da Caixa ou nas agências do banco.
O investidor prioritário deverá respeitar o prazo reserva de ações, de 13 a 16 deste mês, para aderir à oferta pública para aumento do capital da Petrobras.
Nesse momento, o trabalhador deverá definir quanto quer gastar e quantas ações vai comprar, levando em conta o teto de 30% do saldo na conta vinculada do FGTS.
Entre os investidores prioritários estão cotistas do FMP (Fundo Mútuo de Privatização) que compraram ações da estatal em agosto de 2000 usando o FGTS, e que mantiveram a aplicação até 30 de junho de 2010.
Em circular divulgada ontem, a Caixa detalha o procedimento a ser seguido por esse tipo de investidor.
Pela estimativa da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), cerca de 89 mil cotistas que poderão acompanhar a operação usando seu FGTS.
Segundo o prospecto da capitalização, documento editado pela CVM que detalha a operação, o investimento mínimo para uma pessoa física será de R$ 1.000, e o máximo, de R$ 300 mil.
Se a Caixa aprovar a aplicação, o valor ficará indisponível na conta do FGTS até a liquidação da oferta pública, marcada para o dia 29 deste mês. Durante o período de oferta de ações, as contas bloqueadas para FMP não poderão ser movimentadas.
Após a aplicação, caso o trabalhador queira desfazer a operação e reaver o valor em sua conta, deverá aguardar o período de carência, de um ano, contado a partir da data da liquidação da oferta.
Depois do período de reservas para os acionistas prioritários, grupo em que estão incluídos também acionistas da Petrobrás sem o uso do FGTS, haverá a oferta ao varejo, para qualquer brasileiro. O prazo para essa reserva vai dos dias 13 a 22 deste mês.


Texto Anterior: Poupança é a menor entre os emergentes
Próximo Texto: Análise: Lula não foi generoso com o uso do FGTS na Petrobras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.