São Paulo, domingo, 08 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Companhias demitem quem não cumpre meta

DE SÃO PAULO

As empresas chinesas que atuam no Brasil são alvo de muitos pedidos de demissão. Essa é a principal causa da alta rotatividade que sofrem.
Mas especialistas ressaltam que, em consequência de seu alto grau de exigência, as empresas chinesas também têm a prática de dispensar, com frequência, os funcionários que não cumprem metas.
Paul Liu, diretor-presidente da consultoria Fortune Consulting, afirma que a combinação dessas duas tendências faz com que a rotatividade em alguns setores -caso do de tecnologia- seja mais do que o dobro da média das companhias brasileiras: "Nas companhias chinesas, os funcionários são constantemente avaliados, em relatórios diários, semanais, quinzenais, mensais."
Segundo o relato de um executivo de uma companhia chinesa, despesas para o retorno definitivo ao Estado de origem -em caso de demissão por parte da empresa- já estão incluídas no pacote de contratação nos altos escalões.
"Isso é feito porque, além de muita gente não aguentar e acabar pedindo demissão, a empresa também demite muitos empregados", diz.
(CR e EF)


Texto Anterior: Investimento no mundo chega a US$ 60 bilhões
Próximo Texto: Operário da Foxconn se queixa de pressão e ritmo de trabalho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.