São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista de operações divulgada pelo banco é de difícil consulta

DE SÃO PAULO

O BNDES começou há dois anos a divulgar em seu site na internet listas com a maioria das operações que realiza, mas decidiu fazer isso de uma maneira que torna muito difícil qualquer tentativa de analisar as informações.
As listas identificam as empresas beneficiárias, resumem a finalidade de seus projetos e apontam os valores das operações. Mas elas são divididas em vários arquivos, num formato que impede a soma dos valores dos empréstimos, por exemplo.
Embora o BNDES tenha essas informações disponíveis em planilhas que podem ser processadas com rapidez, ele se recusa a divulgá-las. Consultada pela Folha, a assessoria de imprensa da instituição alegou "razões de segurança" e apontou o risco de que os números do banco sejam alterados por terceiros.
Para fazer a análise cujos resultados são publicados hoje, a Folha converteu todos os arquivos disponíveis no site do banco em planilhas. Repetições e erros encontrados foram eliminados nas tabelas publicadas no site do jornal a partir de hoje.
As operações indicadas nessas listas representam dois terços dos desembolsos feitos pelo BNDES desde 2008. A instituição não identifica clientes de operações de menor valor feitas por bancos comerciais que usam recursos repassados pelo banco, nem aponta os beneficiários de operações de financiamento à exportação de bens e serviços. (RB)


Texto Anterior: Doze grupos ficam com 57% de repasses do BNDES
Próximo Texto: Concentração reflete o peso dos clientes, diz BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.