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SAIBA MAIS
Cliente pode pedir devolução do dinheiro
DE SÃO PAULO
Se o consumidor comprar um produto não compatível com os padrões do
país, pode acionar a loja onde comprou o aparelho para receber outro em troca ou
receber o dinheiro de volta.
Para isso, é preciso apresentar a nota fiscal de compra.
A orientação do Procon-SP é que, independentemente de o produto ter sido
trazido ao país por uma importadora ou distribuidora,
o consumidor pode cobrar
seus direitos diretamente
do comerciante, a partir da
data da compra.
"Se o produto não for original do fabricante e estiver
sendo vendido por uma loja
oficial [com CNPJ e nota fiscal], a loja tem de assumir
qualquer problema", afirma Marcelo Akyama Florencio, assistente de direção do Procon-SP.
No caso dos videogames,
relatado pela Folha, o especialista diz que considera
essa situação de "extrema
gravidade". "O consumidor
tem uma relação de confiança não só com a marca
do produto mas também
com a loja escolhida."
Se uma loja fornece informações que não são verdadeiras (como dizer que o
produto tem assistência técnica do fabricante quando
não tem), isso pode ser considerado crime contra a relação de consumo. As punições previstas são multa e
até detenção.
(CR)
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