São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA perdem 95 mil vagas, e BC pode estimular economia

Taxa de desemprego mantém-se acima de 9,5% pelo 14º mês consecutivo

Cortes aconteceram principalmente no setor público; recuperação da maior economia global está em ritmo lento

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Relatório do governo americano mostrou que o país perdeu 95 mil postos de trabalho no mês passado, mais que o esperado por analistas.
Mesmo assim, a taxa de desemprego manteve-se estável, em 9,6%. É o 14º mês consecutivo em que a taxa fica acima de 9,5% -é a primeira vez desde a Grande Depressão, nos anos 30, que o desemprego fica nesse nível por um período tão longo.
Atualmente, 14,8 milhões de pessoas estão sem emprego nos EUA. "O mercado de trabalho continua muito fraco para despertar a confiança dos consumidores", afirmou a economista da Moody's Sophia Koropeckyj.
Os dados aumentaram a expectativa de que o Federal Reserve (banco central dos EUA) vai comprar ativos para estimular a economia, que cresceu só 3% desde o fim da recessão, em junho de 2009.
A perda de postos de trabalho foi devida ao setor público, que eliminou 159 mil posições. As prefeituras foram responsáveis pelo corte de 76 mil vagas -professores, em sua maioria-, e o governo federal demitiu 77 mil temporários contratados para o Censo deste ano.
Por outro lado, o setor privado criou 64 mil postos, especialmente nas áreas de saúde e lazer.
O número de trabalhadores por meio período cresceu para 9,5 milhões, com 943 mil novas contratações em dois meses. Isso se deve a horas de trabalho cortadas pelas empresas ou à impossibilidade de encontrar um emprego de jornada completa.
Esse foi o último relatório antes das eleições para o Congresso americano, no mês que vem. Políticos estão preocupados com o ritmo lento da recuperação.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Estados Unidos fazem nova redução de safra
Próximo Texto: Câmbio: Dólar recua para o menor preço desde o período pré-crise de 2008
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.