São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

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Venda de smartphones supera a de PCs

No 4º trimestre, foram comercializados no mundo 100,9 mi de celulares com acesso à web, ante 92,1 mi de computadores

No Brasil, volume de smartphones vendidos triplica entre 2009 e 2010, de 1 milhão para 3 milhões de unidades

CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO

As vendas de smartphones, celulares com acesso à internet, superaram as de computadores nos últimos três meses de 2010, fenômeno registrado pela primeira vez no mercado mundial.
Segundo a consultoria americana IDC, no quarto trimestre foram vendidos 100,9 milhões de smartphones, crescimento de 87%.
No mesmo período, a comercialização de PCs cresceu apenas 3%, atingindo 92,1 milhões de equipamentos.
Entre os especialistas, o movimento ilustra principalmente o amadurecimento das vendas nos mercados emergentes.
Nas nações desenvolvidas, o principal movimento atual é o de substituição de seus atuais smartphones por modelos mais novos. Inovações trazidas pelo iPhone 4 ou pelos aparelhos que rodam o Android, sistema do Google, puxam a tendência.
"Os smartphones se tornaram uma ferramenta de trabalho e a porta de navegação na internet para muitos habitantes das economias emergentes", afirma Laura Didio, da consultoria ITIC.
No ano, os PCs somaram mais unidades, mas cresceram em ritmo menor do que os smartphones.
Segundo a IDC foram comercializados 346,2 milhões de computadores, alta de 13,6% sobre 2009. Os smartphones somaram 302,6 milhões de unidades (+74,4%).
O Brasil é um dos exemplos mais evidentes da ascensão dos smartphones entre os emergentes.
Segundo números da consultoria IT Data antecipados pela Folha, o volume de aparelhos vendidos triplicou entre 2009 e 2010, passando de 1 milhão para 3 milhões.
No mesmo período, a venda de PCs cresceu 17%, passando de 11,3 milhões para 13,3 milhões de unidades.
Na esteira do aquecimento das vendas de smartphones, esquentou também a disputa pelo mercado mundial.
A liderança de vendas em smartphones permaneceu com a Nokia, com 100,3 milhões de unidades vendidas.
No período, porém, sua participação de mercado caiu de 39% para 33,1%, em razão principalmente da expansão de concorrentes como Samsung e HTC.
A Apple vendeu 47,5 milhões de iPhones (+89,2%).
Entre os analistas, a impressão para este ano é que a batalha por uma fatia nas vendas continue acirrada.

INOVAÇÃO
"Quem demora ou atrasa seu ciclo de desenvolvimento em geral perde a chance de conquistar o usuário. Terão sucesso os fabricantes que conseguirem ser mais ágeis do que no passado sobre suas inovações", diz Didio.
Levantamento global da consultoria ITIC com 800 pessoas sobre o uso de smartphones e tablets mostrou o maior uso convergente dos aparelhos.
Entre os entrevistados, 85% afirmaram que usam os aparelhos para fins corporativos e de entretenimento.
"Apenas um terço disse usar os aparelhos só para entretenimento. Os fabricantes terão de criar aparelhos mais completos e que sirvam a todas as situações."


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