São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

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Nos EUA, Apple é questionada por jogos infantis do iPad e do iPhone

Aplicativos para criança estimulam gasto com cartão de crédito

Luciana Coelho/Folhapress
Jogo Smurf’s Village oferece compra de "smurfberries"

LUCIANA COELHO
EM BOSTON

A Apple entrou na mira do órgão de proteção ao consumidor nos EUA depois que um deputado questionou se transações financeiras promovidas dentro de aplicativos para crianças, baixados em sua loja do iTunes, são práticas enganosas.
Em carta enviada anteontem à Comissão Federal de Comércio (FTC), o deputado democrata Edward Markey pede ao órgão que investigue a questão e forneça mais informações ao consumidor sobre as chamadas compras intra-aplicativo (in-app).
"Estou preocupado com a forma como esses aplicativos são promovidos para o consumidor, sobretudo para crianças", escreveu Markey, da subcomissão de comunicação, tecnologia e internet da Câmara, em seu site.
O FTC ainda não se pronunciou sobre o caso. Uma reportagem publicada pelo jornal "Washington Post" cita pais que baixaram aplicativos gratuitos para os filhos pequenos e terminaram com uma conta de mais de US$ 1.000 (R$ 1.650) na mão.
Embora os jogos para iPhone e iPad sejam gratuitos, às vezes a criança é estimulada a fazer compra real para obter um determinado item e passar de fase.
Esse é o caso do aplicativo Smurf's Village, da Capcom Interactive, com o qual a menina Madison Kay, 8, gastou US$ 1.400 comprando "smurfberries" sem saber que o dinheiro era real.
Os joguinhos são baixados da loja do iTunes, na qual só se faz download com abertura de uma conta, que requer dados do cartão de crédito.

CONFUSÃO
A Folha testou o aplicativo que estimula a compra das "smurfberries". Após poucos minutos, na fase cinco, o jogo só avança se o jogador construir uma ponte que precisa ser paga com "smurfberries" -vendidas em pacotes de até US$ 99 (R$ 164).
Só recentemente o fabricante incluiu lembrete na tela de compra dizendo que o dinheiro é real. Mesmo assim, é fácil confundir o dinheiro real com a moeda fictícia usada no jogo (insuficiente para cumprir tarefas).
Outros jogos citados pelo "Post" são o Tap Zoo e o Dolphin Play.
Procurada pela Folha, a Apple não respondeu perguntas sobre a manutenção das vendas intra-aplicativos em jogos infantis até o fechamento desta edição.


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