São Paulo, quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuela e Equador têm pior resultado

DE SÃO PAULO

A América Latina deve crescer acima da média mundial, mas menos do que os países emergentes como um todo.
Segundo projeções da consultoria britânica Business Monitor International (BMI), o PIB (Produto Interno Bruto) da América Latina crescerá 4,2% em 2010, acima da média global de 3,4%.
Mas, em comparação com seus pares, a região decepciona. Segundo a BMI, os países emergentes deverão crescer em média 5,7% em 2010.
Há desde fortes desempenhos esperados para Brasil, Chile, Peru e Paraguai (todos com projeções de crescimento acima de 5%) a resultados muito negativos de Venezuela (-3,8%), Equador (-2,8%) e Nicarágua (cuja expectativa é inferior a 1%), ainda em recessão.
""A principal razão para essas diferenças é o alto grau de incerteza política em países como Equador, Venezuela e Nicarágua", diz Richard Hamilton, chefe de análise latino-americana da BMI.
Mas, de forma geral, a América Latina conseguiu diminuir significativamente seu nível de endividamento em anos recentes, o que, segundo analistas, reduz os riscos de crises fiscais sérias como a vivida por alguns países europeus.


Texto Anterior: América Latina lidera melhora em notas da dívida
Próximo Texto: TV paga é mais cara no Brasil, diz Ancine
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.