São Paulo, sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PREÇOS

Inflação chinesa se acelera para o maior nível em mais de dois anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Os preços para o consumidor chinês, que já estavam acima da meta do governo, dispararam ainda mais no mês passado, o que deve aumentar as pressões para que as autoridades do país tomem novas medidas para conter a inflação.
A inflação em outubro ante o mesmo período de 2009 ficou em 4,4%, o patamar mais alto em 25 meses e 0,8 ponto percentual acima da registrada em setembro -a meta do banco central chinês é de inflação de 3% ao ano.
A aceleração dos preços faz aumentar a preocupação de que a economia chinesa esteja superaquecida.
Para Li Wei e Stephen Green, economistas do banco Standard Chartered, a inflação em outubro subiu 12,1% na taxa anualizada, ante 5,2% em setembro. "Isso é preocupante, já que a inflação está rumando para os níveis de meados de 2007, que foi um período de superaquecimento", disseram os especialistas.
No início desta semana, o chefe do principal órgão estatal de planejamento econômico da China, Zhang Ping, afirmou que os preços vão superar a meta de 3% neste ano e culpou o enfraquecimento do dólar e a especulação no mercado de commodities para a alta dos preços.
Porém, vários economistas têm afirmado que a alta da inflação se deve mais à política monetária chinesa pouco rígida do que à entrada de capital estrangeiro no país.
No mês passado, o BC elevou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, no primeiro aumento desde 2007. Anteontem, ele aumentou o depósito compulsório dos bancos, para conter a entrada de capital.
Dados divulgados ontem mostram que a economia chinesa, que ruma para ser a segunda maior do mundo, continua crescendo em ritmo forte, indicando que pode aguentar novas altas na taxa de juros. A produção industrial se expandiu em 13,1% em outubro ante o mesmo período do ano passado. Já as vendas do varejo subiram 18,6% nessa mesma comparação.


Texto Anterior: Reino Unido gravará conversas de operadores para evitar fraudes
Próximo Texto: Google: Funcionário que divulgou reajuste é demitido, diz CNN
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.