São Paulo, sábado, 14 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Produção de soja em Mato Grosso bate recorde

Estado colhe mais de 53 sacas por hectare

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

Além de bater o recorde de produção de soja, tornando-se o primeiro Estado do país a superar os 20 milhões de toneladas, Mato Grosso registrou na safra 2010/11 sua maior média de produtividade, 53,3 sacas por hectare.
Os números são do levantamento do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola), que aponta aumento de 9,3% na produção em relação à safra anterior, com incremento de três sacas por hectare na produtividade média.
"Esse resultado foi alcançado mesmo com os danos causados pelas chuvas ao potencial produtivo no decorrer da colheita", diz a entidade, em relatório publicado nesta semana.
Mato Grosso produziu nesta safra, segundo o Imea, o equivalente ao que o país inteiro produzia há 19 anos. O volume de soja equivale, segundo o instituto, a 8% da produção mundial do grão.
"O Estado plantou área de 6,4 milhões de hectares com soja e colheu, assim, 20,5 milhões de toneladas.
Esses dados consolidados revelam Mato Grosso como o primeiro Estado brasileiro a produzir acima da casa dos 20 milhões de toneladas em uma safra, diz o Imea.
De acordo com Otávio Celidônio, superintendente do Imea, o resultado positivo decorre de uma "combinação de fatores". "Um dos principais foi o investimento. Nesta safra, não houve economia com fertilizante e os produtores empregaram a tecnologia adequada."
Outro fator foi a seca na hora do plantio, que ocasionou atraso mas também reduziu a incidência da ferrugem -doença causada por fungo e considerada uma das principais pragas da soja.
O clima não ajudou no momento da colheita. Não fosse o excesso de chuvas em algumas regiões, diz Celidônio, e a produtividade média no Estado poderia ter sido superior a 55 sacas por hectare.
O índice foi superado na região médio-norte, que concentra grandes municípios produtores como Sorriso e Lucas do Rio Verde. A região colheu, segundo o Imea, 8,58 milhões de toneladas (41,7% do total do Estado) e obteve produtividade média de 55,6 sacas por hectare.


Texto Anterior: Alimentos: Páscoa "atrasada" reduz resultado do Pão de Açúcar no 1º trimestre
Próximo Texto: Análise/Algodão: Redução no preço das roupas ajudará na queda da inflação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.