São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Infraero e Exército vão fazer obras em Guarulhos

Acordo prevê terraplanagem para construção de pátio e do terceiro terminal

Obras de preparação do terreno vão demorar até 28 meses; construção do terminal será realizada pela iniciativa privada

DE BRASÍLIA

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e o Exército assinaram ontem acordo para realizar as obras de terraplanagem para construção do novo pátio de aeronaves e do terceiro terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos (São Paulo).
A Infraero vai investir R$ 417 milhões nas obras, que serão executadas com mão de obra especializada do Exército. A terraplanagem, que é a preparação do terreno para as obras de fato, será feita em até 28 meses, segundo informou a empresa.
A construção do terminal, no entanto, será realizada pela iniciativa privada.
O edital de concessão de Guarulhos deve ser elaborado no final do ano, mas as obras já começarão a ser tocadas pela Infraero para acelerar o processo.
Quando a licitação for feita, a ideia é descontar do projeto a parcela da obra que já estiver concluída.
Pelos cálculos do governo, pelo menos 40% do terminal terá de estar concluído até a Copa do Mundo de 2014.
O acordo assinado ontem estabelece que a Infraero ficará responsável, além do custeio, pelo acompanhamento e fiscalização dos serviços em conjunto com os engenheiros militares, que trabalharão sob orientação da empresa.
A Infraero já obteve a licença de instalação na Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e a autorização, da Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos, para realizar a retirada da vegetação.
Na semana passada, o governo publicou o edital de concessão do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), marcado para julho.


Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Para Fipe, álcool já não pressiona taxa de inflação no município de São Paulo
Próximo Texto: Comércio exterior: Brasil e Argentina vão discutir barreiras na próxima semana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.