São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil e Argentina vão discutir barreiras na próxima semana

DE BUENOS AIRES - Os governos de Brasil e Argentina vão se reunir na semana que vem para discutir a recente crise comercial entre os países.
Foi acertado entre a ministra da Indústria argentina, Débora Giorgi, e o embaixador brasileiro em Buenos Aires, Enio Cordeiro, que o primeiro passo da negociação será um encontro entre o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, e seu equivalente argentino, Eduardo Bianchi.
Ainda não está claro se a reunião será em Buenos Aires ou em Foz do Iguaçu, como sugeriu a ministra argentina.
Giorgi, em conversa com o embaixador, solicitou flexibilidade por parte do governo do Brasil. Ela pediu que pelo menos os carros argentinos travados na fronteira possam entrar no mercado brasileiro.
O governo Dilma já afirmou que não vai rever a decisão de dificultar a importação de carros, o que afeta principalmente a indústria do vizinho.
Cordeiro disse que "há interesse dos dois países em regularizar a situação comercial".
Após uma série de medidas adotadas pela Argentina, que travaram a entrada no país de vários produtos brasileiros, o governo Dilma respondeu na semana passada ao impor uma autorização prévia para a importação de veículos, que vale para todos os países. Oficialmente, o governo nega que a ação vise afetar exclusivamente a Argentina.


Texto Anterior: Infraero e Exército vão fazer obras em Guarulhos
Próximo Texto: Mario Mesquita: Norte, Sul, Leste e Oeste
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.