São Paulo, sábado, 18 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FERNANDO VELOSO

Ambiente econômico e aprendizado


É preciso que a comunidade crie ambiente estimulante para o aprendizado, do nascimento à universidade


VÁRIOS ESTUDOS mostram que o ambiente socioeconômico no qual o aluno é criado é um determinante muito importante do seu desempenho escolar. As crianças de famílias pobres, em geral, já chegam à escola em grande desvantagem em relação aos colegas de famílias com maior nível de renda.
Diante disso, uma questão que se coloca é em que medida é possível melhorar de forma significativa o aprendizado sem alterar as condições sociais e o ambiente familiar dos alunos.
O Harlem Childrens Zone é um experimento social ambicioso, que combina ações na área de educação e um amplo conjunto de programas sociais e comunitários em uma área do Harlem, em Nova York. Ele se baseia no diagnóstico de que o baixo desempenho educacional de crianças de famílias pobres é um dos sintomas de um ambiente familiar e comunitário desfavorável, que também se manifesta sob a forma de desemprego e violência, entre outras mazelas sociais.
Diante desse quadro, para melhorar a qualidade da educação seria necessário complementar a escola com programas que atuassem no sentido de melhorar as condições sociais que contribuem para o baixo desempenho escolar.
Entre os componentes sociais e comunitários do Harlem Childrens Zone, incluem-se diversos programas de saúde, de nutrição, de assistência social, de esportes e de lazer, voltados para as crianças e suas famílias. O objetivo é criar na comunidade um ambiente estimulante para o aprendizado, desde o nascimento até a universidade.
As ações educacionais do Harlem Childrens Zone abrangem diversos programas de educação infantil e escolas charter de ensino fundamental e médio. Escolas charter são escolas públicas geridas por organizações privadas, com ou sem fins lucrativos. Uma diferença importante em relação às demais escolas públicas é que as escolas charter precisam cumprir metas de desempenho, tendo como contrapartida um grau maior de autonomia e flexibilidade.
As escolas charter do Harlem Childrens Zone têm dias e um ano letivo mais longos do que as escolas públicas regulares e oferecem programas de reforço escolar depois das aulas e aos sábados. Existe grande ênfase em atrair e reter professores de elevada qualidade e são utilizados indicadores baseados nas notas dos alunos para avaliar e premiar os professores.
É feito um grande esforço no sentido de transmitir valores e atitudes que valorizem o estudo, e existem incentivos para um bom desempenho dos alunos, como prêmios para boas notas e por frequência às aulas.
Nos últimos anos, os alunos da Harlem Childrens Zone obtiveram avanços expressivos nos exames estaduais. Com base nesses resultados, o governo Barack Obama criou um programa federal chamado "Promise Neighborhoods", que fornece recursos federais para que iniciativas semelhantes às do Harlem Childrens Zone sejam adotadas em 20 cidades norte-americanas.
Dois estudos recentes contribuíram para entender melhor os efeitos do Harlem Childrens Zone sobre o desempenho educacional. Will Dobbie e Roland Fryer mostraram que o Harlem Childrens Zone tem um grande impacto no desempenho dos alunos em testes padronizados de matemática e de leitura. Na terceira série, os ganhos são suficientes para eliminar a diferença de desempenho entre alunos brancos e negros.
Segundo os autores, a qualidade das escolas charter foi decisiva para a elevação do aprendizado dos alunos. Investimentos comunitários não explicam isoladamente a melhoria das notas. Um segundo estudo, da Brookings Institution, chegou a uma conclusão semelhante. Foram encontrados efeitos positivos significativos do programa, e eles decorrem da qualidade das escolas charter e não dos investimentos na comunidade.
Novas pesquisas precisam ser feitas, e as iniciativas a serem adotadas em outras cidades precisam ser avaliadas. Mas os resultados indicam que escolas de qualidade podem fazer muito para elevar o aprendizado de crianças criadas em ambientes socioeconômicos desfavoráveis.

FERNANDO VELOSO, 43, economista e professor do Ibmec/RJ, escreve mensalmente neste espaço, aos sábados.


AMANHÃ EM MERCADO:
Antônio Palocci Filho




Texto Anterior: Vaivém - Mauro Zafalon: Cresce presença estrangeira na venda de vinho
Próximo Texto: EUA devolvem telas de US$ 4 mi que foram de Edemar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.