São Paulo, sábado, 20 de novembro de 2010

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Telefónica lança na Espanha telefone celular via rede social

Tele transformará site de relacionamento em operadora virtual

DE SÃO PAULO

A Telefónica lançará nas próximas semanas um serviço pioneiro na Espanha: telefonia celular via rede social.
Para isso, a empresa transformará o seu site de relacionamento Tuenti em uma operadora virtual. Isso significa que o site usará o serviço da operadora espanhola para atender seus clientes cadastrados.
A "operadora virtual" Tuenti será chamada Tuentimóvil e seus 8 milhões de usuários cadastrados poderão usufruir de ligações a R$ 0,09 o minuto. Para chamadas fora da comunidade, a tarifa será de R$ 0,18.
Em média, uma chamada de celular na Espanha pelas operadoras tradicionais custa R$ 0,23 o minuto.
A Telefónica é sócia do Tuenti, com 86% de participação. Sua entrada no site ocorreu em agosto deste ano e a operadora pagou 75 milhões. A maior parte dos cadastrados é de jovens entre 14 e 20 anos.
A ideia de lançar esse tipo de serviço surgiu nas discussões de um grupo criado pela Telefónica para prever tendências no setor.
A Folha teve acesso a um dos documentos em que o grupo aponta a internet como importante plataforma de receitas.
A crise financeira que ainda afeta a Espanha fez cair as receitas domésticas. No terceiro trimestre, a queda foi de quase 4%, totalizando 4,72 bilhões, comparando com o mesmo período de 2009.
Na telefonia celular a queda foi de quase 8%, um aumento em relação ao trimestre anterior, quando a queda já tinha atingido 5,7%.
Segundo levantamento do grupo de novas tecnologias da Telefónica, essa queda ocorre ao mesmo tempo em que há um crescimento do uso de redes sociais.
As comunidades têm funcionado como ferramenta para procura de trabalho. Em muitos casos, pequenos negócios estão sendo formados pela internet, gerando renda para as famílias.

BRASIL
Ainda não se sabe se esse negócio será implantado na América Latina, especialmente no Brasil, onde as redes sociais tornaram-se fenômeno mundial.
A Folha apurou que não está nos planos da matriz adquirir sites de relacionamento no país. No Brasil, o objetivo é oferecer serviços combinados (internet, telefonia e TV) para todas as classes sociais, mas isso depende das novas regras do setor, que serão definidas em 2011.


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