São Paulo, terça-feira, 21 de setembro de 2010

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VAREJO

Walmart estuda lojas menores nos EUA para revitalizar crescimento

DO "FINANCIAL TIMES" - O Walmart está se preparando para criar pequenas lojas de conveniência em mercados urbanos como Chicago e Los Angeles. A maior cadeia de varejo dos Estados Unidos quer revitalizar seu crescimento no mercado interno norte-americano.
Corretores de imóveis afirmam que o Walmart começou a procurar locais para lojas de formato menor em diversos mercados urbanos, como Sacramento (Califórnia) e Detroit (Michigan).
"Eles estiveram observando locais entre 1.800 e 4.500 metros quadrados, nas últimas semanas", disse um corretor de imóveis da Califórnia.
Garrick Brown, vice-presidente de pesquisa da Collins International, disse que a cadeia de varejo estava planejando aproveitar edificações existentes e que "a conversa" entre os corretores sugeria que dezenas de imóveis estavam em observação em todo o território norte-americano.
"Vai ser um grande projeto", afirmou o executivo.
Bill Simon, presidente-executivo de operações do Walmart nos EUA, disse que os planos de expansão (que serão delineados no mês que vem) incluirão lojas de conveniência parecidas com as que a rede opera no México e em outros países latino-americanos.
O Walmart Supercenter, o formato mais convencional e lucrativo de loja do Walmart, tem área média de 17 mil metros quadrados e vende alimentos e outros bens.
Mas a companhia vem testando unidades com área da ordem de 900 metros quadrados, no Arizona, sob a bandeira Marketside by Walmart, e uma versão de 1.800 metros quadrados de seu Neighborhood Market, que inclui drogaria. A rede de varejo americana também está desenvolvendo versões menores de seus supercentros, com 7.300 metros quadrados.
Simon enfatizou a experiência do Walmart com lojas menores na América Latina, onde suas unidades Bodega Aurrerá Express de menor porte têm apenas 360 metros quadrados.
"Nosso grupo opera formatos pequenos muito bem e com muito lucro, no México e na América Latina, e vamos copiar, aprender, adaptar e apropriar suas experiências o mais rápido possível", disse.


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