São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

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iPad nem chegou e já mobiliza empresas

Anunciantes desenvolvem aplicativos e ações de marketing para marcar sua presença no novo tablet da Apple

Para publicitário, marcas precisam saber explorar ao máximo a interatividade que o aparelho proporciona

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Os publicitários do país se dividem hoje entre os que já têm um iPad e os que estão tentando conseguir um. Não se fala em outra coisa no meio publicitário e nos departamentos de marketing das empresas.
O aparelho que está mudando a forma de as pessoas se relacionarem com o computador ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas as empresas já se preparam para a sua chegada.
A Maya, produtora de soluções digitais, está desenvolvendo projetos para o iPad por encomenda de três empresas: uma montadora, uma empresa de alimentação e um banco.
Há ainda mais cinco bancos que solicitaram orçamento, mas estão em fase de aprovação. "Estamos contratando mais gente, pois essa demanda superou nossas expectativas", diz Rodrigo Pereira, 28, sócio-diretor da Maya, que comanda uma equipe de 26 pessoas.
Para o vice-presidente de atendimento da agência de publicidade Lew'Lara, Márcio Oliveira, não é simples colocar a marca no iPad. "Tem que entender que existe uma forma muito particular de fazer a interação. Se a empresa não entender isso, ela pode dançar."
Na quinta-feira, a Lew'Lara reuniu quase cem pessoas, entre clientes e profissionais da própria agência, para uma aula sobre o iPad.

APLICATIVOS
Uma das formas de interagir é com a criação de aplicativos -uma nova indústria que surgiu com os smartphones. Só na Apple, existem 200 mil aplicativos para baixar, oferecendo algum tipo de serviço ou diversão.
As empresas logo perceberam o potencial de marketing e estão na corrida para desenvolver aplicativos "patrocinados", que o usuário pode baixar gratuitamente.
Nos EUA, existem até fundos de "venture capital" -que financiam novos negócios- voltados para empresas de aplicativos, os iFunds.
A "Forbes" já conta com ranking dos melhores e piores aplicativos patrocinados.
Alguns são apenas ferramentas de marketing, que carregam a marca da empresa. Os melhores são aqueles capazes de alavancar diretamente as vendas.
Tecnicamente, um aplicativo para iPhone pode ser usado no iPad. Mas, se quiser realmente fazer a diferença, será preciso criar algo novo.
"Temos um grande desafio. O iPad vem com outras funcionalidades e seu uso é diferente do do iPhone", diz a diretora de marketing da Nívea, Maria Laura Santos.
O aplicativo para iPhone do protetor solar da marca, que avisa quando está na hora de se proteger, é dos mais baixados na Apple Brasil.
"O iPad é um universo totalmente novo e fascinante. Quem quiser fazer a diferença vai ter de quebrar a cabeça e criar", diz Amauri Mello, 57, vice-presidente da Gol Mobile, que está desenvolvendo três projetos para o aparelho.


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