São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com € 3 bi, filha do presidente é mulher mais rica do país

DO ENVIADO A ANGOLA

Isabel dos Santos é filha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos. É também a mulher mais rica de Angola e de Portugal.
A fortuna estimada da herdeira do líder do MPLA é de &euro 3 bilhões (R$ 7,2 bilhões).
Fazem parte de sua fortuna participações em gigantes do petróleo, como a portuguesa Galp (sócia da Petrobras em blocos do pré-sal), e ações do Banco Espírito Santo e do Banco Português de Investimento.
Ela tem ainda o controle da operadora de telefonia angolana Unitel, em parceria coma Portugal Telecom.
Isabel faz parte de uma lista que cresce em Angola ancorada no fenomenal crescimento econômico. Um grupo de novos-ricos que começa a investir não só em Angola mas também no exterior.
"Há um fenômeno em Angola: o surgimento de grupos econômicos fortes. Nos últimos oito anos, por iniciativa do presidente, houve a redistribuição do poder econômico aos antigos generais ou às figuras de relevo da política", diz Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, estudioso da nova Constituição angolana.
Segundo ele, grupos ligados ao alto comando militar ganharam afirmação e hoje são fortes parceiros dos investidores estrangeiros.
Um desses generais acaba de chegar ao Brasil. O general Higino Carneiro adquiriu participação na Puma Air com o empresário brasileiro Gleison Gambogi de Souza, dono de uma franquia de livros infantis.
O plano é explorar a rota Brasil-Angola, algo ainda sem previsão.
Em Angola, outros militares, como o ex-general João de Matos, ex-chefe do Estado Maior das Forças Armadas do país, é sócio do grupo de investimento Genius.
O ex-ministro da Casa Civil José Leitão também integra o rol de grandes investidores com o grupo Gema. O braço petrolífero do grupo mantém participação no bloco 18/06, operado pela Petrobras.
(AB)

Folha.com
Ouça relato do repórter em Angola

folha.com.br/101418


Texto Anterior: África Emergente: Milagre angolano
Próximo Texto: Brasileiro cria empresa para desarmar minas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.