São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANCIAMENTO

Taxa de juros de longo prazo é mantida em 6%

DE BRASÍLIA - A taxa de juros para o financiamento de investimentos de longo prazo foi mantida em 6% ao ano para os contratos a serem fechados pelas empresas entre 1º de julho e 30 setembro.
A decisão, tomada ontem pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), deixa a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) próxima de zero, em termos reais, considerando a projeção do mercado para a inflação neste ano (5,61%).
A TJLP remunera empréstimos para o setor produtivo concedidos pelo BNDES. A taxa foi mantida apesar de o BC já ter promovido duas altas na Selic (taxa básica) neste ano, fixando-a em 10,25%.
"A TJLP é uma taxa de longo prazo, não reflete oscilações momentâneas", disse o ministro Guido Mantega (Fazenda). A taxa está em 6% desde julho de 2009 -menor patamar desde que a taxa foi criada, em 1996.


Texto Anterior: Análise: País se atrela a altos gastos públicos e baixa poupança
Próximo Texto: Contas externas têm o pior resultado para maio desde 2001
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.