São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidade tecnológica rivaliza com campus da Microsoft nos EUA

EM CHENNAI

Para entrar no Parque Siruseri, cidade tecnológica da TCS (Tata Serviços de Consultoria) na periferia de Chennai (antiga Madras, sul do país), os visitantes passam por revista rigorosa.
A segurança não está atrás de armas ou de bombas, mas sim de laptops, pen drives, scanners e até celulares com máquinas fotográficas.
A preocupação é com a confidencialidade de dados em uma indústria que gira mais de US$ 6 bilhões anuais e que investe pesado para se manter na linha de frente do desenvolvimento de softwares de gestão corporativa e de serviço financeiro mundiais.
A cidade tecnológica da Tata é o maior centro de pesquisa de softwares da Ásia, e rivaliza com o campus da Microsoft em Seattle (EUA).
No lugar de prédios isolados pelo verde como na Microsoft, a Tata preferiu fazer um grande complexo unido por 12 edifícios inteligentes de aço e vidro, projetados pelos arquitetos uruguaios Carlos Ott e Carlos Ponce de Leon para facilitar a interação de diferentes equipes.
A cidade tem alas inteiras para pesquisa na área financeira, que responde por 60% das receitas da empresa, além de setores de gestão e de automação industrial.
O local abrigará 23 mil pessoas, que formarão o cérebro da TCS fora de Mumbai, centro econômico do país.
A indústria de tecnologia se desloca para o sul da Índia por conta de mão de obra qualificada, salários ainda baixos e incentivos locais. "Viemos para o sul porque tem excelentes profissionais e as melhores universidades do país. Nosso negócio é movido por pessoas", disse BVM Sarma, responsável pela implantação do polo tecnológico de Siruseri.
Inspirada nos prédios de Dubai, a cidade foi projetada para economizar energia elétrica e água. O complexo fica em uma região árida, com temperatura média de 35 C e praticamente dispensa o uso de ar condicionado.


Texto Anterior: País procura repatriar "cérebros" perdidos
Próximo Texto: Dono de Kindle vai poder emprestar livro por 14 dias
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.