São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

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DEPOIMENTO

Única vantagem do sistema é o preço do bilhete

DE PEQUIM

Construído para roubar passageiros dos aviões, o trem-bala de 1.318 km entre Pequim e Xangai ainda não é um competidor à altura.
Na quinta-feira, animado pela viagem inaugural feita a convite no final de junho com outros jornalistas, resolvi usar o trem-bala. A experiência foi uma decepção.
Comprar passagens é muito complicado. Não há site de compras nem serviço de telefone em inglês. Na estação, apenas encontrei a bilheteria correta após ajuda de um chinês bilíngue. O pagamento só pode se feito com dinheiro vivo.
No trem, o frango veio numa superaquecida bandeja de plástico e era intragável.
A viagem, que deveria durar 4h48, demorou 5h10.
Para voltar a Pequim, optei pelo avião, um voo de cerca de duas horas. No balanço, a única vantagem do trem foi o preço. A passagem de trem custou R$ 137. A de avião saiu a R$ 198. (FM)


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